O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) realizaram o seminário “Cooperativismo para o Desenvolvimento da Agricultura Baiana”. Nele, o secretário de Agricultura e da Pesca, Airton Spies, representou Santa Catarina com a palestra sobre as experiências e os projetos do Estado no desenvolvimento da agricultura e cooperativismo.

Por meio do convite para palestrar no evento, o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, reconheceu o Estado de Santa Catarina como “modelo bem-sucedido do cooperativismo e da agricultura” e abriu espaço para o compartilhamento das experiências catarinenses. A fala do secretário Airton Spies aconteceu durante a 31° Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), no Parque de Exposições de Salvador.

Spies citou aos baianos que Santa Catarina possui um total de 265 cooperativas e 2 milhões de associados, com um faturamento anual de R$ 31,5 bilhões em 2017. Desse valor, 63% vem de cooperativas agropecuárias, o equivalente a R$ 19,9 bilhões. As cooperativas do ramo agropecuário no Estado somam um total de 52 unidades e 69 mil cooperados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC