O Santander e a Esalq/USP revelam os oito vencedores do Prêmio Novo Agro, uma forma de reconhecimento e valorização das atitudes e espíritos empreendedores do produtor rural brasileiro. Os contemplados são produtores rurais de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. A cerimônia de premiação será na abertura da segunda edição do ESALQSHOW, no dia 09 de outubro, às 10h, no campus da escola, em Piracicaba (SP).

O Prêmio Novo Agro buscou abranger as boas práticas do produtor nacional nas seguintes categorias: Empreendedorismo, Sustentabilidade, Inovação e Mulher na Gestão. Puderam se inscrever desde os pequenos produtores até os de médio e grande porte. Em uma primeira triagem, 24 projetos foram selecionados e após receberem visitas técnicas de especialistas da Esalq/USP e agrônomos do Santander para verificação in loco do case inscrito, 8 foram contemplados.

Abaixo, os projetos vencedores. Mais informações no site.

Categoria Porte Cidade/Estado Nome Cultura/Projeto
Inovação Pequeno Holambra/SP Regina Gruisen Breg Yeda Cultivo de flores/Máquinas de resfriamento de estufa
Inovação Médio/Grande Bonópolis/GO Thiago Mansur Soja e pecuária/Uso do Sistema Triângulo
Sustentabilidade Pequeno Piracicaba/SP Valdemir Assarisse Milho/Aproveitamento de resíduos orgânicos
Sustentabilidade Médio/Grande Cuiabá/MT José Eduardo de Macedo Soares Jr. Grãos/Plantio rotativo de culturas
Empreendedorismo Pequeno Estrela/RS Luiz Pianta Morango/Produção de morango orgânico
Empreendedorismo Médio/Grande Indiara/GO Alaor Procopio de Avila Filho Pecuária e Agricultura/Uso de tecnologia na produção
Mulher na Gestão Pequeno Cambuquira/MG Simone Carneiro de Morais Sousa Cafeicultura
Mulher na Gestão Médio/Grande Três Pontas/MG Carmem Lucia Chaves De Brito Cafeicultura

Sobre o ESALQSHOW

É uma iniciativa da USP ESALQ em parceria com a empresa Araiby Feiras e Eventos em Agronegócios, com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ).  A primeira edição foi realizada no ano passado, reuniu mais de 3 mil participantes, 67 expositores, 55 palestras e apresentação de 51 projetos expostos em 14 vitrines.

A iniciativa visa incentivar a inovação e o empreendedorismo na agricultura, aproximando a academia do setor produtivo, estimulando parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e o mercado nacional e internacional a fim de gerar novas oportunidades e inovações.

Fonte: Assessoria de Imprensa