Por décadas, os antimicrobianos têm sido utilizados na produção animal, seja para tratamento ou como promotor de crescimento. No entanto, nos últimos anos essa prática vem sendo repensada e os promotores de crescimento estão sendo banidos da produção. Da mesma forma, a pressão do consumidor sobre este tema tem sido uma constante. A 12a edição do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura trata deste tema com o veterinário e pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Nelson Morés. “Como preparar os leitões para o sistema de produção com redução de antimicrobianos” será o tema da apresentação, marcada para o dia 08 de agosto, às 9h30min. Promovido pelo Nucleovet – Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas, o SBSS será realizado de 06 a 08 de agosto, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó-SC.

A palestra de Morés será baseada em requisitos essenciais de boas práticas de produção para se fazer a utilização prudente de antimicrobianos nas diferentes fases de produção na suinocultura. “O que sabemos, porém não fazemos nos rebanhos? Por que necessitamos usar antimicrobianos, muitas vezes em excesso?”, destaca. Ainda na palestra, o pesquisador aborda questões fundamentais na maternidade para desmamar leitões com excelente desempenho e saúde. “Focando, basicamente, a ingestão do colostro, a idade de desmame e a ingestão de alimento”, antecipa.

As boas práticas que começam na maternidade repercutem nas outras fases produtivas. “Na fase de creche, foco na primeira semana após o desmame, em especial com relação à ingestão de água e ração”. Morés falará ainda sobre outras medidas sanitárias, como os programas de vacinação dos leitões, fluxo de produção nas diferentes fases, redução de fatores estressantes, lotação adequada e questões de biosseguridade. “Em especial, aquelas relacionadas à disseminação de patógenos no interior do rebanho”, finaliza.

Serviço 

12º Simpósio Brasil Sul Suinocultura

Quando: 06 a 08 de agosto de 2019 

Onde: Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, Chapecó- SC

Inscrições: www.nucleovet.com.br

Contato: (49) 3329 1640 / nucleovet@nucleovet.com.br

 

Fonte: Panty Assessoria