O município de Concórdia (através do Fundo Municipal de Saúde – FMS) e a Embrapa Suínos e Aves assinaram na quinta-feira (16) um convênio para o repasse de R$ 65 mil que serão utilizados na realização de testes RT-PCR para diagnósticos do vírus Sars-CoV2, uma das ações de prevenção no combate à Covid-19. A ação foi autorizada pela Lei 5.406, de 8 de julho, que foi sancionada pelo prefeito Rogério Pacheco, depois da aprovação na Câmara de Vereadores.

O repasse será feito em uma parcela única, com recursos próprios do município, para a Faped (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento). O prazo de vigência do convênio é de seis meses.

Desde o dia 15 de maio, 14 empregados de diferentes especialidades e cargos da Embrapa Suínos e Aves trabalham nos laboratórios do centro de pesquisa no diagnóstico da Covid-19 em auxílio ao Ministério da Saúde e ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), para atender 118 municípios das regiões oeste, extremo-oeste e meio-oeste de Santa Catarina. O trabalho é realizado em duas equipes: uma se concentra na extração de RNA das amostras recebidas e outra trabalha com RT-PCR, em tempo real, para detecção do genoma do vírus.

Até o dia 30 de junho, a Embrapa realizou 6.270 testes moleculares. O centro de pesquisa mantém uma prestação de contas em seu site.

Segundo a prefeitura de Concórdia, até ontem (20), eram 1.670 os casos confirmados de pessoas infectadas com o novo coronavírus na cidade, com 1.560 recuperados, 98 casos ativos e 12 mortes.


Fonte: Embrapa Suínos e Aves