A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (Accs) completa 58 anos de muita dedicação aos produtores do Estado. Apesar da longa jornada, uma das entidades mais representativas da suinocultura brasileira ainda tem fôlego de sobra para desenvolver muitas ações com o objetivo alavancar todos os elos do sistema produtivo.

Mais do que tomar decisões para resolver pleitos emergenciais para o setor, que surgem todos os dias, a equipe de colaboradores e membros da diretoria desenvolvem estratégias para que o futuro do homem do campo seja mais promissor, com renda e qualidade de vida.

Para celebrar os 58 anos da Accs e o Dia Nacional do Suinocultor, lideranças de várias áreas se reuniram no auditório da entidade para debater o futuro do agronegócio para os próximos 10 anos. Todos os participantes apresentaram temas e propostas que deverão fazer parte de uma agenda permanente de discussão, a fim de garantir sustentabilidade e equilíbrio para o setor agrícola.

“As questões levantadas aqui com certeza serão discutidas várias vezes, pois são difíceis de serem resolvidas. Reunir as lideranças para dialogar e formular uma pauta das necessidades prioritárias foi um momento muito importante. Situações como o transporte de grãos, estocagem, sucessão familiar, dentre tantas outras preocupam os produtores e também as agroindústrias”, avalia Adir Engel, presidente da Região Sul de Criadores de Suínos.

Apesar das dificuldades enfrentadas diariamente para produzir alimentos de qualidade para os brasileiros e ao mundo, as lideranças apostam em um futuro próspero para a agricultura, em especial, para a suinocultura. “A suinocultura é um negócio próspero e que terá muitas boas oportunidades. Foi muito positiva a reunião promovida pela Accs. Esperamos encontrar soluções para as pautas elencadas”, diz Ivan Carlos Zechin, gerente de agropecuária da Seara Alimentos.

De acordo com Nelson Bauermann, gerente de agropecuária na BRF Foods, a reunião organizada pela Accs é uma oportunidade para encontrar soluções para os futuros agravantes ao setor. “Precisamos unir as forças de todos os segmentos da atividade. A Inciativa da Accs é muito positiva porque as preocupações normalmente só acontecem a partir do momento em que realmente temos a dificuldade. Hoje tivemos a chance de olhar para os possíveis problemas e pensar em alternativas para que eles não ocorram”.

Para Neivor Canton, vice-presidente da Aurora Alimentos, produtores e agroindústrias precisam trabalhar em união para todos possam realizar seus sonhos a partir do agronegócio. “A suinocultura de Santa Catarina desenvolve um papel muito importante para a sociedade, gerando milhares de empregos. Precisamos ter esse espírito aberto para discutir a cadeia como um todo. Precisamos construir uma agricultura sustentável, onde o produtor tenha perspectivas e que ele e sua família possam realizar seus sonhos a partir deste negócio”.

De acordo com o presidente da Accs, Losivanio Luiz de Lorenzi, o Estado de Santa Catarina é composto por pequenas propriedades rurais, que em sua grande maioria, produzem apenas proteína animal. Segundo ele, o debate sobre o futuro na agricultura deve ser cada vez maior, para que o setor esteja alinhado com as necessidades do mundo. “Vamos fazer reuniões para que a gente possa consolidar esse projeto e entregar ao Governo do Estado. Precisamos trabalhar em conjunto para que tenhamos um futuro promissor”.

Aniversário da Accs e Dia do Suinocultor

Além de debater alternativas para o desenvolvimento do setor, lideranças destacaram o importante trabalho feito pela Accs nos 58 anos de vida. “Temos que parabenizar a diretoria e todos os suinocultores filiados à entidade. Os 58 anos mostram que houve um trabalho muito consistente porque são poucas as entidades que têm uma vida tão longa. Desejamos que a Accs realize muitos aniversários”, afirma Neivor Canton, vice-presidente da Aurora Alimentos.

Adir Engel, presidente da Regional Sul de Criadores de Suínos, afirma que a entidade exerce fundamental papel no trabalho em defesa de produtores independentes e integrados. “Precisamos parabenizar toda a diretoria, mas em especial ao presidente Losivanio, pelo excelente trabalho que tem feito em nível estadual e federal. Aproveitamos os 58 anos da Accs para parabenizar também todos os suinocultores, que tem contribuído com o crescimento da economia de Santa Catarina”.

O presidente da Accs lembra que a entidade conseguiu fazer com que sua data de fundação fosse lembrada também como o Dia Nacional do Suinocultor. “Nesta data tão especial precisamos dar os parabéns para todos os suinocultores brasileiros, que acreditam na atividade e trabalham diuturnamente para produzir proteína de qualidade”.

Fonte: Associação Catarinense de Criadores de Suínos (Accs)