A 6ª etapa do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) – promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) – está programada para esta segunda (28) (das 8 às 17 horas) e terça-feira (29) (das 8 horas ao meio dia), no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó. Com o tema “Formulação e estratégias de desenvolvimento”, o evento reunirá empresários, gestores municipais e representantes de entidades e instituições.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, explica que o objetivo é dar continuidade às etapas de elaboração do Plano Estratégico Regional com definição das estratégias, fixação de prioridades e estabelecimento de metas.

O prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexem, eleito presidente da Amosc para a gestão de 2019, destaca que os desafios da nova gestão incluem manter a união dos municípios e de trabalhar pelo desenvolvimento regional. Sobre o Programa Líder, ele reforça a importância da união dos setores público e privado para planejar ações visando fomentar o crescimento sustentável.

O programa Lider estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

A fase operacional do Lider conta com oito encontros com carga horária mensal de 12 horas. O primeiro ocorreu no mês de agosto, em Chapecó, e debateu a construção da coesão e identidade do grupo. Em setembro, o evento realizado em Pinhalzinho, discutiu a gestão compartilhada da mudança.

Em outubro, o foco foi o desenvolvimento da liderança empreendedora, em Coronel Freitas e, em novembro, o 4º encontro promovido em São Carlos, debateu as oportunidades de articulação e negociação. O 5º módulo abordou a escolha do futuro da região e, após, o 6º encontro que discutirá a formulação de estratégias de desenvolvimento, serão realizados novos encontros para elaboração do plano de ação (7º módulo) e para a institucionalização e governança do desenvolvimento da região (8º módulo).

Fonte: Sebrae/SC