Após despacho da Justiça do Trabalho nesta sábado (30), permitindo o retorno aos trabalhos da JBS de Ipumirim, em Santa Catarina, a assessoria de imprensa da companhia informou que o abate emergencial das 650 mil aves, que estava sendo negociado com autoridades sanitárias, foi descartado. Conforme explicou a assessoria, os animais serão abatidos para virarem produtos consumíveis ao longo do retorno das atividades da planta. 

O local havia sido interditado no dia 18 de maio, após vistoria da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, que constatou à época a ausência de distanciamento entre os funcionários na linha de produção e falta de medidas de controle e vigilância para evitar a contaminação por coronavírus entre funcionários.

Na última quinta-feira (18), a Justiça do Trabalho de Concórdia, em Santa Catarina, emitiu decisão liminar que obriga a unidade da Seara/JBS de Ipumirim a garantir o distanciamento entre os funcionários da planta em, no mínimo, 1,5m. 

A assessoria de imprensa da JBS informou que os profissionais da empresa que se enquadram em grupo de risco seguem afastados de suas funções. Os que estão aptos a trabalhar estão retornando aos postos de trabalho, mas passando antes por uma triagem, e quem estiver com sintomas gripais será imediatamente afastado das funções.

Apesar da decisão da Justiça, ainda cabe recurso ao Ministério do Trabalho.

 Fonte: Notícias Agrícolas