Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciaram, nesta semana, os trabalhos de levantamento dos índices que fazem parte dos custos de produção da banana, arroz, feijão e tomate. As reuniões seguem até sexta-feira (23) e tem por objetivo a atualização dos valores que servirão de base para a nova proposta de preço mínimo de produtos amparados pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (Pgpaf).

As visitas técnicas reunirão produtores, técnicos de cooperativas, cerealistas, profissionais ligados aos órgãos de assistência técnica (Epagri), associações de produtores, entre outros. Em Canoinhas, o produto analisado será o feijão, enquanto no município de Corupá o foco será a banana. A operação também verificará os custos do arroz no município de Massaranduba e do Tomate em Caçador.

O estudo leva em conta, ainda, os custos de mão de obra, formas e etapas dos serviços, implementos agrícolas, agrotóxicos, fertilizantes, mudas e sementes, além de maquinário. A atualização feita pela Conab é ferramenta importante para o cálculo da rentabilidade de cada produto e serve de subsídio para a formulação de políticas governamentais voltadas para o setor.

Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)