Santa Catarina conta com 254 cooperativas, que reúnem 2,7 milhões de associados, mantêm 67.558 empregos diretos e faturam R$ 40, 7 bilhões por ano. Em 2019 o desempenho surpreendeu. O crescimento foi de 13,71%, ou seja, 12 vezes mais que a economia brasileira. 

Segundo a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) as cooperativas agropecuárias representam a maior fatia: 63% do movimento econômico de todo o sistema cooperativista catarinense. Com mais de 72 mil cooperados, o faturamento anual do ramo totalizou  25,8 bilhões de reais.

O presidente da entidade destacou que o que fez a diferença foram os investimentos em base produtiva, diversificação de produtos e serviços, qualificação de colaboradores, dirigentes e associados além de focar em gestão e otimização de processos. “Essa situação não se repetirá em 2020 em decorrência do quadro de pandemia que afeta o Brasil e o mundo”, prevê Luiz Vicente Suzin.

O dirigente realçou o crescimento do quadro social no segmento de jovens e mulheres. O número de jovens até 25 anos que se associaram às cooperativas teve um crescimento de 3,5% no ano passado, chegando a 405 mil. Hoje, 15% do total geral de associados pertencem a essa faixa etária jovem. Também cresceu em 16% a participação da mulher no quadro social das cooperativas, representando que 40% dos associados são do sexo feminino, índice que representa mais de 1 milhão de pessoas.

Fonte: Agrolink