A quinta-feira iniciou com a notícia de possíveis contaminações nas embalagens de frango brasileiro envida à China. Diversas entidades, representantes do setor produtivo e agroindustrial já se manifestaram sobre o caso. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina também emitiu nota reforçando a confiança na credibilidade e qualidade dos alimentos produzidos no Estado.

Diz a nota que o Estado catarinenses analisam as informações divulgadas por autoridades municipais de Shenzen, na China, sobre uma possível detecção de traços de vírus em uma embalagem de produto brasileiro.

Ainda conforme o comunicado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está em contato com a autoridade sanitária oficial da China para análise da situação. “É importante destacar que não há comprovações científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, complementa o texto.

O texto continua afirmando que as agroindústrias instaladas em Santa Catarina seguem as normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal, no cuidado com a sanidade animal, e também pela Portaria Conjunta nº 19 dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Economia (ME) e da Saúde (MS) e pela Portaria Estadual SES 312, que tratam das medidas necessárias à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nas indústrias de abate e processamento de carnes e derivados.

“O setor produtivo catarinense mantém rígidos controles para garantir a segurança de seus colaboradores e alimentos saudáveis para a população brasileira e mundial. Santa Catarina é o segundo maior produtor de carne de frango do Brasil, com acesso a mais de 130 mercados internacionais, entre eles estão países considerados os mais exigentes do mundo”, finaliza o comunicado emitido pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural.

Redação Suino.com com informações de Assessoria de Imprensa