O Laboratório de Análises Físico-Químicas (Lafq) da Embrapa Suínos e Aves recebeu em março o escore final do índice de desempenho no programa colaborativo interlaboratorial Eplna referente ao ano de 2016. O desempenho geral foi classificado com conceito “A”, índice máximo do programa, mantendo, assim, o resultado obtido nos anos anteriores. O Índice Geral para o ano de 2016 foi de 93,3%.

O programa contou em 2016 com 132 laboratórios inscritos, sendo da Embrapa, Universidades, do Ministério da Agricultura – Mapa (Lanagros), de instituições estaduais de pesquisa e da iniciativa privada. O Lafq participou com os ensaios para as amostras de ração farelada, suplemento mineral e forrageira.

O Eplna iniciou em 1997 tendo atualmente Embrapa Pecuária Sudeste como coordenadora. A Embrapa Suínos e Aves faz parte desde então. O Eplna é uma ferramenta importante para os laboratórios porque tem grande valia para a avaliação do desempenho e monitoração contínua, evidencia a obtenção de resultados confiáveis, auxilia na identificação de problemas relacionados com a sistemática de ensaios, possibilidade de tomada de ações corretivas e/ou preventivas, avaliação da eficiência de controles internos de qualidade, determinação das características de desempenho e validação de métodos e tecnologias, padronização das atividades frente ao mercado.

Através do desempenho apresentado pelo laboratório participante do programa, é possível obter o reconhecimento de resultados de ensaios em nível nacional e internacional, além de ser um dos requisitos da norma ISO/IEC 17025:2005: acreditação ou habilitação.

“O desempenho obtido pelo Lafq da Unidade junto ao Eplna merece reconhecimento, pois nos últimos anos tem mantido o índice entre os 10% melhores laboratórios qualificados dentro do programa. É com o intuito de melhorar cada vez mais a qualidade e a confiabilidade dos resultados disponibilizados aos pesquisadores da Unidade que mais uma vez estamos participando do Eplna. E queremos melhorar ainda mais os nossos índices de acerto, que já são superiores à média dos laboratórios participantes. Ainda, o Lafq está trabalhando para expandir a participação em outros ensaios interlaboratoriais com o mesmo objetivo de melhoria na qualidade dos resultados”, destacou a supervisora do Lafq, Gizelle Bedendo.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves