Após a forte chuva que atingiu o Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarinense na tarde de sexta-feira (14), suinocultores da região encontram dificuldades para fazer o carregamento de animais, após as granjas ficarem destruídas na região. A chuva torrencial atingiu vários municípios e em duas horas de muito granizo e ventos fortes, deixou um cenário de destruição na região.

Rudi Altenburger, suinocultor em Treze Tílias/SC, registrou a morte de sete suínos na granja e agora apura os impactos nas estruturas do local, consequência dos ventos fortes. “Apesar dos sete suínos, meu prejuízo foi maior na estrutura. Não sei nem te dizer ainda ao certo o quanto que perdermos, mas entrou muita água, desabou parte da granja e molhou muito a parte das rações”, comenta.

Destaca ainda que na proprieridade vizinha, que tem cerca de 1000 suínos, o produtor também tenta fazer o carregamento dos animais. Ainda de acordo com Rudi, toda a comunidade sentiu os impactos da chuva a Prefeitura começava a tentar a liberar as estradas da região nesta manhã.

Marcos Spricigo, produtor em Arroio Trinta, explica que todo o setor está tentando atender todos os produtores e ainda procurando onde colocar os animais. “É uma situação de calamidade, temos muitas granjas descobertas no nosso sistema de integração e sabemos de outras empresas que estão tendo problemas sérios. É uma manhã com as atenções voltadas para tentar resolver ou amenizar um pouco o estado de calamidade que estamos”, comenta.

Spricigo relata ainda que a situação é a mesma em várias cidades no Meio-Oeste Catarinense, onde sua empresa tem integração com vários produtoras. Além da preocupação com a estrutura, o produtor destaca que ainda busca solução para conseguir alimentar os animais, que estão sem alimentação desde a tarde de sexta-feira. “É uma situação muito complicada mesmo”, comenta.

Fonte: Notícias Agrícolas