O Sebrae promoveu painéis sobre diversas iniciativas inovadoras que envolvem os recursos hídricos no Camp de Ecoinovação: Desafio Água, no espaço Green Nation, localizado na Vila Cidadã no Estádio Mané Garrincha. Na segunda-feira (19/03), as empresas Danone, Yunus Negócios Social Brasil e a Rede Brasileira de Pacto Global por meio da Sanasa (concessionária de água e saneamento de Campinas/SP) apresentaram suas iniciativas junto às comunidades, voltadas à conscientização, geração de renda e comprometimento com a água.

Valeria Barros, coordenadora nacional do macrossegmento Negócio de Impacto Social e Ambiental do Sebrae Nacional foi a mediadora do painel. “Apresentamos três casos importantes de experiências: a Yunus e Água Ama, o projeto Caruanas da Danone e o projeto Sanasa na Comunidade, trazido pela líder do movimento água da Rede de Pacto Global. São soluções que empoderam as comunidades. Estas experiências enriquecem e podem estimular novas ideias aos empreendedores”, afirmou Valéria.

Yunus e água AMA

A Yunus Negócios Sociais Brasil apresentou o caso da água mineral da Ambev, a AMA, que destina 100% do lucro a projetos de acesso à água potável, que tenham soluções inovadoras para combater a escassez hídrica. Lançado no início de 2017, esta iniciativa da Ambev se tornou o primeiro negócio social de uma grande empresa brasileira. A água AMA já investiu R$ 500 mil em sete projetos diferentes de acesso à agua no semiárido brasileiro, impactando mais de 6 mil pessoas.

A Yunus e AMA se tornaram parceiras e lançaram a Aceleradora AMA – Inovação para Acesso à agua, também direcionada propostas e ações inovadoras na área de recursos hídricos, envolvendo diversos tipos de desafios. O programa da nova aceleradora é composto por formações e mentorias, durante período de três meses, com encontros presenciais, uma imersão em campo e um encontro por semana em cada negócio. A Yunus é responsável pelo planejamento e condução dos treinamentos, mentorias e workshops.( http://aguaama.com.br/ )

Sanasa na Comunidade

O programa Sanasa na Comunidade, desde 2003, promove ações educativas e preventivas, sempre com foco socioambiental em Campinas e região. Ele surgiu da análise da demanda dos atendimentos realizados pelo Serviço Social de Atendimento ao Cliente. O programa foi apresentado por Adriana Lelis, uma das coordenadoras da Rede Brasileira de Impacto Global e assessora para gestão da sustentabilidade da Sanasa e líder no Movimento Menos Perda Mais Água em Campinas (SP). A proposta do projeto é ampliar a reflexão das comunidades sobre o uso correto da rede coletora de esgoto e sobre a importância da água, como é feito seu tratamento e a necessidade de economia.

Durante quatro dias, a população de uma comunidade recebe informações sobre a importância da água, como é feito o tratamento e conscientiza sobre a necessidade de reduzir o consumo da água no dia a dia, nas atividades, sejam elas em casa, no trabalho, na empresa, etc O uso correto da rede de esgoto também é abordado. O objetivo é estimular as pessoas a pensarem sobre as questões socioambientais e fomentar mudanças de hábitos das comunidades e indivíduos para alcançar uma melhor qualidade de vida, hoje e nas próximas gerações, segundo Adriana.

A metodologia aplicada no programa Sanasa na Comunidade é composta por: reuniões interativas; teatro; apresentação audiovisual da estação de tratamento de esgoto; visita à captação e estação de tratamento de água; lixotour (em parceria com o Departamento de Limpeza Urbana de Campinas) com visita à cooperativa de reciclagem e aterro sanitário; orientações individuais; e educação em saúde bucal.

Projeto Caruanas

Ligia Camargo, coordenadora de sustentabilidade da Danone, apresentou o projeto Caruanas, desenvolvido na Bacia de Tinguá (RJ), que propõe a proteção da bacia hidrográfica a partir dos produtores agrícolas da região, no entorno da fábrica Bonafont da empresa.

Os produtores participam de treinamento durante 30 meses e são orientados para produzir frutas, legumes e verduras orgânicos. O Caruanas está sendo desenvolvido há oito anos e objetiva treinar 250 pequenos produtores rurais e transformar esta região no maior polo de produção orgânica do estado fluminense. Os produtos orgânicos aumentam a renda das famílias em até 40%, segundo Lígia.

“Queremos aumentar a renda deles, mas também garantir a qualidade de vida dos produtores e regatar o orgulho de serem produtores rurais. Mostramos que a propriedade deles é um negócio, que está numa bacia hidrográfica, que contribui para a sua vida e que, se tiver cuidados, também vai garantir a qualidade de vida das futuras gerações”, ressaltou a coordenadora de sustentabilidade da Danone.

Fonte e foto: Centro Sebrae de Sustentabilidade