O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, representou o governo do Estado do RS na abertura do V Seminário de Segurança Alimentar: rastreabilidade e análise de risco, realizado no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, na manhã desta sexta-feira (19).

O secretário destacou a importância da integração das entidades na busca de soluções que sejam o resultado do amadurecimento das convicções no campo da segurança alimentar. “A interação do Ministério Público tem sido fundamental, por não estar exercendo atividade meramente fiscalizatória e processante, mas de interação para que se tenha, não apenas o aumento da produção, mas a qualidade nos alimentos”, pontuou.

Promovido pelo Mprs, por intermédio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica, com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o seminário visa fortalecer a integração e ações convergentes entre os órgãos públicos e entidades civis organizadas, propiciando a capacitação de membros, servidores e gestores municipais sobre os sistemas de inspeção e a atividade de fiscalização de alimentos, as medidas a serem adotadas para a criação desses serviços e as boas práticas agrícolas e de rastreabilidade.

“É preciso que se chegue à origem do problema. Somente tendo um processo de rastreabilidade se pode verificar onde, dentro da cadeia produtiva, houve essa aplicação inadequada. A partir de agora, com a Instrução Normativa nº 2/2018, em que se estabeleceu o processo de rastreabilidade no Brasil pelo Ministério da Agricultura, tanto as instituições públicas quanto os órgãos privados de fornecimento de alimentos estão providenciando a colocação em prática de métodos de rastreabilidade, desde o comércio até chegar na origem, lá no produtor, para que se possa ter informação de onde ocorreu o problema e, assim, tomar as medidas cabíveis”, detalhou a coordenadora do Cao Consumidor, Caroline Vaz.

A abertura foi presidida pelo Subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo de Lemos Dornelles, e teve a presença de representantes de órgãos e autarquias federais, estaduais e municipais.

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul