O objetivo é ousado. Reunir empresas que possuem tecnologias em Agricultura Digital; Agricultura de Precisão; Automação; Nanotecnologia e Novos Materiais; Pós-colheita e processamento de alimentos; Avaliação de impacto sócio-econômico-ambiental; Bioeconomia; Métodos e Técnicas de Caracterização de solos, plantas, alimentos, resíduos e materiais de interesse do agro; ou ainda Softwares, equipamentos e sistemas de gerenciamento da pecuária.

Mas o desafio vai além. Atrair empresas que sejam fornecedoras de soluções de tecnologia para o agronegócio ou que sejam fornecedoras de produtos e/ou serviços que tenham inovação tecnológica como base de diferenciação competitiva no mercado, bem como empreendedores com orientação para a inovação e desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio.

Assim está estruturado o Pitch Deck AgTechs, que será realizado em São Carlos (SP), no dia 5 de dezembro, no encerramento do Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária – o SIAGRO 2019 busca identificar demandas do mercado, discutir tendências científicas e tecnológicas, além de estabelecer prioridades de uma agenda estratégica para as instituições conectadas à Agricultura 4.0  e demais temas do evento.

O comitê organizador, composto por representantes da Embrapa Instrumentação, Embrapa Pecuária Sudeste, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fará uma pré-seleção de nove empresas para apresentação da tecnologia inscrita, seus diferenciais competitivos dos produtos e serviços, seu diferencial tecnológico, o potencial de mercado, a escalabilidade do negócio e impactos sociais e ambientais, entre outras informações que o empreendedor julgar importantes.

A partir daí um comitê de avaliação – formado por especialistas em agropecuária e investidores (que não fazem parte dos quadros das instituições organizadoras) – fará a avaliação e indicará as 3 melhores propostas, que serão reconhecidas pelo Siagro 2019; a primeira colocada, inclusive, será finalista da chamada “Pontes para Inovação”, promovida em Brasília pela Embrapa e Cedro Capital, para receber investimento.

“Acredito que este será um excelente momento para a startups, pode ser a chance de uma vida. As startups se apresentarão para uma banca de investidores, mídia influente e grandes atores do setor produtivo do agronegócio”, avalia a chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação, Débora Pereira Milori, coordenadora do comitê organizador do Pitch Deck.

A participação no Pitch Deck AgTech – SIAGRO 2019 é gratuita a todos os interessados. No portal www.embrapa.br/instrumentação está o regulamento completo da seleção de startups, bem como os palestrantes, a programação, datas e todos os detalhes para quem quiser participar do Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária.

Fonte: Embrapa