Transmitir conhecimentos sobre a indústria transformada da carne e discutir as inovações do setor foi o foco do 1º Seminário Excelência para Indústria Transformadora da Carne promovido pelo SENAI, entidade vinculada à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a Duas Rodas Condimentos e Aditivos, nessa semana, em Chapecó. O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas entre profissionais que atuam na indústria transformadora da carne e estudantes.

A coordenadora de consultoria, inovação e da Faculdade SENAI, Gabrielle Chiarani, destacou que a missão do evento foi disseminar informações para aumentar a competitividade das empresas. “Como a Duas Rodas trabalha forte na área de inovação, investimos na parceria para repassar oportunidades aos profissionais do segmento”.

O gerente de educação e tecnologia do SENAI, Almeri Dedonatto,complementou que a iniciativa oportunizou discutir inovações que potencializarão a competitividade e motivarão a indústria para o desenvolvimento de um produto de qualidade ao consumidor final.

O setor de frigoríficos está precisando debater mais sobre inovação, de acordo com o gerente de inovação da Duas Rodas, Steven C. Rumsey. “Temos expertise em inovação e nos aspectos sensoriais e o SENAI têm a expertise em relação à qualidade e a segurança dos alimentos. A ideia é trazer novidades e tecnologia para contribuir para a evolução do setor”.

Segundo Rumsey, entre as questões que evolvem a inovação, foram destacadas as maneiras de criar produtos diferentes, os ingredientes que proporcionam sabor e aspecto sensorial, as formas de trabalhar o produto para a conservação, o mix de aditivos da carne, realçador de cor (produto desenvolvido com inovação tecnológica que oferece coloração dourada e atraente, além de ajudar a reduzir o índice de sódio), padronização de sabor e textura, melhoria da qualidade e segurança.

A programação, no período da manhã, incluiu palestra sobre “Importância da gestão financeira nas empresas”, conduzida pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC,Rômulo Baldissera, que detalhou as estratégias de gerenciamento das finanças, visando auxiliar na tomada de decisões. Segundo ele, conhecer as principais formas de controle, planejamento e análise é fundamental para o controle de todas as atividades financeiras que possam assegurar bons resultados ao negócio.

Outros temas em destaque foram os seguintes: “Segurança de alimentos para a indústria transformadora da carne”, ministrada pela especialista na área de alimentos do SENAI, Elisa Sonza, o “Case de sucesso empresa catarinense – desafios e oportunidades”, ministrado pelo diretor de operações da Vossko do Brasil, Álvaro Brandão Filho e “Tecnologia de equipamentos para indústria de processados cárneos” pela Montemil Industrial.

No período da tarde, o evento contou com discussão do tema “Agregando valor aos produtos cárneos: estratégia e tendências”, com o gerente de marketing da Duas Rodas, Marco Paulo Pereira Henriques. Na sequência, o especialista em condimentos e aditivos da Duas Rodas, André Henrique Marques Luiz, falou sobre “Condimentos e aditivos para produtos cárneos” e, em seguida, foi servido coffee com degustação.

MB Comunicação Empresarial/Organizacional