A primeira linha de ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) é a Formação Profissional Rural (FPR). Configura-se como um processo educativo, sistematizado, que se integra aos diferentes níveis e modalidades da educação para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para a vida produtiva e social dos trabalhadores e produtores rurais. Atua nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, agroindústria, atividade de apoio agrosilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços.

Com o objetivo de levar qualificação e aprimoramento ao meio rural catarinense, oferece mensalmente cursos que abrangem diferentes cadeias produtivas. Os treinamentos são voltados para produtores e trabalhadores rurais de todo o território catarinense.

No mês de agosto, somente na região do extremo oeste, o Senar/SC oferecerá 51 cursos que beneficiarão cerca de 800 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC com especificação de carga horária, local e data de realização.

Entre os treinamentos previstos para a região será realizado em Dionísio Cerqueira nos dias 16 e 17 o curso de jardineiro. A capacitação em controle de qualidade no transporte do leite será realizada em Maravilha no dia 20. O município de São José do Cedro terá no dia 21 a qualificação em prevenção às deficiências na área rural. O treinamento em produção caseira de pães e biscoitos está programado para o período de 27 a 29 em Iraceminha.

CURSOS NO EXTREMO-OESTE




Fonte: Sistema Faesc/Senar/SC