A coordenadora de Projetos Especiais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Janei Resende, participou nesta terça (10), em Brasília, do Intercâmbio de Projetos de agricultura do Banco Mundial. O evento reuniu gestores de projetos e especialistas da instituição financeira para a troca de experiências sobre iniciativas desenvolvidas em benefícios do setor.

No encontro, ela falou sobre o Projeto ABC Cerrado, uma parceria do Senar com o banco, que recuperou em cinco anos mais de 93,8 mil hectares com tecnologias de baixa emissão de carbono, como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Ilpf), Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas.

A partir da capacitação e da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o projeto atendeu 7,8 mil propriedades rurais de oito estados do Bioma Cerrado (Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Tocantins e no Distrito Federal), beneficiando mais de 18 mil pessoas de 2014 a 2019.

“A iniciativa do Banco Mundial em realizar encontros para intercâmbio de projetos é muito valiosa, pois é a oportunidade de compartilhar lições aprendidas, aproximar iniciativas e instituições, além de apoiar a execução dos diversos projetos de agricultura”, destacou Janei.

Fonte: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)