Assim como em qualquer empresa, o empreendedor rural deve efetuar o fluxo de caixa de sua propriedade/empresa rural. Ou seja, saber o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa. Um bom controle de fluxo de caixa é necessário para garantir registros detalhados de ganhos e gastos, com disciplina e sem erros. Com essa ferramenta o produtor consegue acompanhar diariamente, semanalmente ou mensalmente e ter instrumentos de análise para seus negócios. Para melhor preparar os profissionais do meio rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove todos os meses, gratuitamente, o curso de fluxo de caixa.

O treinamento aborda desde o conceito básico de fluxo de caixa, a importância do registro de dados e a identificação e utilização da ferramenta. Em julho um dos municípios que receberá a qualificação é Araranguá no Sul do Estado, no dia 09.

Durante todo este mês de julho, o Senar/SC promoverá 378 treinamentos que beneficiarão aproximadamente 6.048 profissionais do meio rural em todas as regiões do Estado. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural do município. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.

“Atuamos com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Todos os meses produtores e trabalhadores rurais são beneficiados, gratuitamente, com cursos de formação profissional rural, a fim de melhorar a qualidade de vida e a rentabilidade dos produtores”, observa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

            CURSOS EM JULHO

No Norte ocorre o curso de floricultura nos dias 03 e 04 em Bela Vista do Toldo. O município de Barra Velha terá nos dias 08 e 09 a capacitação em culinária de peixes e frutos do mar. No período de 08 a 10 ocorrerá em Itaiópolis o treinamento de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas. Nos dias 11 e 12 a qualificação em conservação do solo na fumilcultura será realizada em Irineópolis. O curso de operação e manutenção de roçadeira será promovido em Campo Alegre nos dias 15 e 16. O município de Garuva terá nos dias 16 e 17 a capacitação em beneficiamento e conservação de pescado.

            Para a região do Vale do Itajaí está programada a qualificação em empreendedorismo rural nos dias 03 e 04 em Rio dos Cedros. No período de 03 a 05 ocorrerá em Rio do Sul o treinamento em produção caseira de pães e biscoitos. O município de Dona Emma terá no período de 08 a 12 a capacitação em artesanato de crochê e tricô. Nos dias 11 e 12 o curso de turismo rural – acolhida no meio rural será ofertado em Petrolândia. A qualificação em produção de frangos e ovos caipiras será realizada em Rio do Campo no período de 15 a 17. O treinamento em fruticultura – implantação do pomar ocorrerá em Benedito Novo nos dias 16 e 17.

Entre as capacitações programadas para a região Sul está a de doma racional de equídeos que iniciou no dia 01 e segue até o dia 05 em Grão Pará. No dia 09 o município de Araranguá terá o curso de fluxo de caixa da atividade rural. A qualificação em conservas de frutas, hortaliças e temperos ocorrerá nos dias 17 e 18 em Pescaria Brava. O município de Braço do Norte contará com o curso de produção caseira de massas para congelamento nos dias 18 e 19. Nos dias 23 e 24 Armazém receberá a capacitação em soldador – arco elétrico com eletrodo revestido. O curso de comercialização na propriedade rural será desenvolvido nos dias 14 e 25 em Florianópolis.

Na Serra Catarinense o município de Bom Jardim da Serra terá nos dias 02 e 03 o treinamento em casqueamento e ferrageamento de equídeos. No período de 03 a 05 ocorreráem Anita Garibaldi a qualificação em bordado com patchcolagem. O município de Alfredo Wagner receberá no período de 15 a 17 o curso de artesanato com fibras naturais. A capacitação em soldador – arco elétrico com eletrodo revestido ocorrerá nos dias 18 e 19 em Urubici. No período de 25 a 30 o município de Campo Belo do Sul receberá o treinamento em acolchoados artesanais com lã de ovelha. Nos dias 30 e 31 será promovido em Correia Pinto a qualificação em conservas de frutas, hortaliças e temperos.

 No Meio Oeste o curso de olericultura orgânica será promovido nos dias 08 e 09, respectivamente, nos municípios de Caçador e Lebon Régis. No mesmo período o município de Luzerna terá a qualificação em manejo de gado leiteiro. O município de Vargem Bonita terá no período de 15 a 17 a capacitação em produção caseira de pães e biscoitos. No dia 24 o curso de prevenção às deficiências na área rural será promovido em Videira.

Entre as qualificações previstas para a região Oeste está a de controle de qualidade no transporte do leite no dia 08 em Xaxim. O município de Concórdia terá nos dias 11 e 12 o curso de soldador – arco elétrico com eletrodo revestido. Nos dias 22 e 23 Marema receberá a capacitação em criação de bezerras e novilhas. O município de Ipuaçu terá nos dias 24 e 25 o treinamento em produção caseira de massas para congelamento. Nos dias 30 e 31 aqualificação em cultivo de plantas medicinais será realizada em Presidente Castelo Branco.

Na região do Extremo Oeste o treinamento em comunicação eficaz ocorrerá nos dias 03 e 04 em Riqueza. Nos dias 04 e 05 o município de São José do Cedro terá a capacitação em tratamento de madeira. O curso em controle de qualidade no transporte do leite será desenvolvido em Maravilha no dia 11. O município de São Miguel do Oeste terá no dia 12 o treinamento em emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-Origem). No período de 22 a 24 Iraceminha terá a qualificação em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. O curso de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias será realizado nos dias 23 e 24 em Paraíso.

MB Comunicação Empresarial/Organizacional