Com a autorização da retomada dos cursos livres de curta duração pelo Governo de Santa Catarina, em Portaria da Secretaria de Estado de Saúde nº 352 de 25/05/2020, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), retoma em julho a realização dos treinamentos gratuitos. Os cursos contemplam mais de 4.000 produtores, em parceria com os Sindicatos Rurais dos municípios para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. São 193 qualificações no mês em 81 municípios que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. As capacitações também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades.

 O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que a retomada das atividades presenciais só será permitida em estabelecimentos que possibilitam o distanciamento mínimo de 1,5 metro e com quantidade mínima de participantes. Os Sindicatos Rurais e as entidades parceiras seguirão medidas de higiene e segurança exigidas pelos órgãos de saúde como a disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras durante os treinamentos. Os ambientes também serão higienizados constantemente, seguindo as regras determinadas pela Portaria.

Zanluchi destaca que a retomada segura é um passo importante para o setor, porque os cursos gratuitos possibilitam maior qualificação aos produtores e oportunizam novas formas de empreender no campo. “São nestes treinamentos que os produtores aprendem novas atividades para inovar nos negócios e complementar a renda da família. Nossa proposta é gerar conhecimento e oportunidades para melhorar a qualidade de vida no meio rural”, enfatiza.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que as qualificações acontecerão em todas as regiões do Estado, nos municípios em que a retomada dos cursos livres está permitida. Pedrozo afirma que é preciso garantir a saúde e a segurança de todos, sem deixar de buscar conhecimento para superar a crise. “Os treinamentos complementam o conhecimento dos produtores e ensinam novas formas de melhorar e ampliar a produção nas propriedades, fatores que contribuem para o momento que exige inovação e criatividade. Eles fortalecem a agricultura familiar e as cadeias produtivas”, observa.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

PROGRAMAÇÃO DE JULHO

           O oeste catarinense receberá 11 cursos em sete municípios. Destaque para treinamentos sobre treinamentos sobre Operação e Manutenção de Colheitadeiras e Automotrizes (Abelardo Luz de 27 a 29); Aumento da Produtividade do Mel (Concórdia nos dias 16 e 17); Artesanato de Crochê e Tricô (Itá 27 a 31) e Inseminação Artificial em Bovinos (Xanxerê 27 a 30).

            No extremo oeste, serão 18 cursos em 11 municípios. Os treinamentos destaques são sobre Processamento de Carne Suína e de Frango (Campo Erê 21 e 22); Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural (Palmitos 27 e 28, Dionísio Cerqueira no dia 22, Sul Brasil no dia 30 e Tigrinhos no dia 31); Jardineiro (São Lourenço do Oeste nos dias 15 e 16, 29 e 30).

Entre os 15 treinamentos em seis municípios do meio oeste estão: Cultivo de Hortaliças em Ambiente Protegido (Água Doce 20 a 22); Artesanato com Pintura (Lebon Régis 6 a 9) e Confeitaria (Macieira 14 e 15).

O norte catarinense receberá 54 cursos em 13 municípios, entre eles: Cultivo de Plantas Medicinais (Mafra 9 e 10); Conservação do Solo na Fumicultura (Itaiópolis 15 e 16); Culinária de Peixes e Frutos do Mar (Joinville 20 e 21) e Instalação e Manutenção de Redes Elétricas (Papanduva 6 e 7).

A região do planalto serrano receberá 30 cursos em 14 localidades. Destaque para as capacitações sobre Produção Caseira de Massas para Congelamento (Cerro Negro 23 e 24); Bordado com Patchcolagem (Ponte Alta 22 a 24); Soldador (Palmeira 8 e 9) e Operação e Manutenção de Motosserras no Corte de Árvores (Otacílio Costa 13 a 15).

O Sul terá 25 treinamentos em 12 municípios, entre eles: Doma Racional de Equídeos (Araranguá 13 a 17); Turismo Rural (Paulo Lopes 13 a 16); Derivados de Leite (Jaguaruna 14 e 15) e Cultivo Hidropônico de Hortaliças (Içara 9 e 10).

 A região do vale do Itajaí contará com 40 cursos em 18 municípios, entre eles: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Agroindústrias (Vidal Ramos 13 e 14; Brusque 27 e 28) e Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural (Presidente Nereu nos dias 14 e 21).

Fonte: MB Comunicação