Vencedores realizaram monografias sobre temas como bioeletricidade florestal, extrativismo de castanha, manejo de madeira e silvicultura

Os vencedores do VI Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal foram premiados na sexta-feira (31) pela realização de monografias sobre temas relacionados ao uso econômico, social e sustentável das florestas brasileiras.

Os contemplados receberam os troféus em cerimônia realizada na Confederação Nacional da Indústria (CNI), que financia o prêmio em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os seis vencedores receberam ainda entre R$ 25 mil e R$ 5 mil, além de certificado e publicação das monografias vencedoras.

Nesta edição, foram analisadas 39 monografias, sendo oito estudantes e 31 pesquisadores profissionais. Na categoria estudante, os vencedores são: em 1º lugar, Edvaldo Pereira dos Santos, pelo estudo “Concentração e distribuição espacial da oferta brasileira de bioeletricidade florestal”; em 2º lugar, Emily Ferreira Martello, com “Análise da rentabilidade e aspectos sociais do extrativismo de castanha-do-Brasil no Município de Cotriguaçu – MT. Carla Johanna Lessa Silva conquistou o 3º prêmio pelo estudo “A estratégia do manejo da madeira a nível de planejamento urbano e regional: o caso do noroeste fluminense”.

Na categoria profissional, foram contemplados Edson Rodrigo Toledo Neto, em 1º lugar, com o trabalho “Alternativas para definição do PIB florestal a partir do sistema de contas nacionais”; Vivian Barroso Almeida, em 2º lugar, com a monografia “Impacto da ocorrência de oco no rendimento volumétrico e financeiro da colheita de madeira na Floresta Nacional de Sacará-Taquera, Pará”; e Alan Ferreira Batista, 3º lugar, com o estudo “Silvicultura com espécies nativas e SAF – mercados, viabilidade e competitividade”.

Mari Aparecida dos Santos recebeu menção honrosa pelo estudo “Impactos Econômicos do novo Código Florestal, no Brasil, 2010 a 2030: uma análise integrada com base nos modelos Globiom-Brasil e Term-BR”.

Desenvolvimento sustentável
Representando a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Collato, destacou a qualidade e diversidade dos trabalhos inscritos. O diretor ressaltou que o incentivo do SFB aos estudos da economia florestal contribui para o crescimento do setor e para o aprimoramento do uso sustentável dos recursos naturais do Brasil.

“Eu não tenho dúvida de que este material contribui muito para o desenvolvimento de uma nova visão de mercado para alavancar o desenvolvimento da economia florestal do país”, afirmou.

Também participaram da premiação do Serviço Florestal a secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente, Ana Maria Pellini; a diretora de Relações Institucionais da CNI, Monica Messenberg; o diretor da Enap, Diogo Godinho Ramos Costa; o secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pedro Correa Neto; e o diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), João Pessoa Moreira Júnior.

As monografias premiadas podem ser acessadas na página do Serviço Florestal Brasileiro.

Consulta pública
Valdir Collato aproveitou a ocasião para anunciar a abertura de consulta pública para o edital de concessão florestal da Floresta Nacional do Amapá. As audiências públicas ocorrerão entre os dias 17 e 21 de junho nos municípios de Ferreira Gomes, Pracuúba, Amapá e Serra do Navio, no estado do Amapá.

Mais informações sobre o processo de licitação da Flona do Amapá podem ser obtidas no site do SFB.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)