Águas de Chapecó, Faxinal dos Guedes, Maravilha e São Lourenço do Oeste receberão, neste mês, o “Workshop de Oportunidades SESI/SENAI de Oficinas/Cursos de Iniciação Profissional”. A intenção é apresentar as possibilidades que o SESI e o SENAI, entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), têm para contribuir com os municípios, fomentando a qualificação profissional e auxiliando no desenvolvimento regional.

Os eventos são direcionados para prefeitos e secretários de administração, educação e assistência social. Em Águas de Chapecó o workshop será nesta segunda-feira (21), das 14h às 16h, na Câmara Municipal de Vereadores; em Faxinal dos Guedes na terça-feira (22), das 14h às 16h, no Centro de Eventos e Cultura; em Maravilha na quarta-feira (23), das 14h às 16h, no SENAI; e em São Lourenço do Oeste na quinta-feira (24), das 14h às 16h, no SENAI.

O supervisor de qualificação profissional da região Oeste do SESI/SENAI, Willi Robert Sobotka, explica que nos workshops serão apresentados os cursos oferecidos pelas entidades direcionados a adolescentes no contra turno escolar. “Esses projetos são realizados com estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental e visam despertar nos jovens o interesse pelo mundo do trabalho mais cedo, oportunizando a descoberta de afinidades e a aproximação com temas como robótica, automação, eletrônica e inteligência artificial, além de cursos e oficinas direcionados ao público da assistência social”, frisa.

Nas aulas, os alunos têm disciplinas como robótica, matemática, games, comunicação e mídias, ciência e invenções e instalações industriais. As aulas também proporcionam um contato mais próximo com as tecnologias, desenvolvendo nos alunos as competências necessárias ao século 21, envolvendo as dimensões cognitiva (desenvolvimento de competências intelectuais), afetiva (emocional, sentimentos, valores, apreciação, entusiasmo, motivação, atitudes, juízos, opiniões) e psicomotora (movimento físico, sentidos, coordenação, áreas motoras e sensoriais).

“Queremos oferecer aos estudantes oportunidades de vivenciar conceitos da física, matemática, ciência, tecnologia e o dia a dia da indústria, com atividades práticas e que os instiguem a buscar mais conhecimento”, finaliza Sobotka.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional