A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) de 2018, que reúne número recorde de lojas e de redes participantes, está oficialmente aberta após evento de lançamento realizado na manhã desta quinta-feira (13/09), com presença de mais de 100 lideranças de todos os elos do setor, em São Paulo (SP).

Até o dia 27 de setembro, milhões de consumidores por todo o país poderão conhecer ainda melhor as qualidades da proteína produzida com os mais altos padrões de qualidade por cerca de 20 mil suinocultores de Norte a Sul do Brasil. De iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a campanha conta com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Sistema Sebrae.

Nesta edição, as sete redes varejistas participantes, Extra, Pão de Açúcar, Hortifruti e Natural da Terra, Lopes Supermercados, Oba Hortifruti e St. Marche, assumiram o desafio de desmistificar o produto por meio de informação, divulgação e promoções em 624 lojas presentes em 17 estados.

“Obrigado pela jornada em parceria conosco que, desde 2013, promove o produto para um público cada vez mais amplo. Nosso crescimento tem sido rápido e mantê-lo é nosso propósito. Vamos juntos conquistar milhares de novos consumidores”, declarou Marcelo Lopes, presidente da ABCS.

Oportunidades

Para detalhar este potencial, o evento contou com a palestra “Tendências de Consumo no Brasil e Oportunidades para o Mercado de Suínos”, ministrada pela diretora de desenvolvimento de negócios da Kantar Worldpanel, Tathiane Frezarin.

“Vivemos um momento desafiador e, portanto, não podemos perder oportunidades. Avaliamos semanalmente 11 mil residências que, por base estatística, representam os 54 milhões de lares do Brasil. Assim, observamos o grande potencial da carne suína seja em sortimento, faixas de renda ou regiões do País”, pontuou.

A especialista também reforçou algumas dicas que são tendências a serem aproveitadas pela produção. “É preciso o consumidor perceber o valor da carne suína por meio da comunicação de suas qualidades como também na apresentação de variedades com menos sal, com mais praticidade e sortimento. O trabalho da ABCS está no rumo certo, pois o consumidor topa fazer parte do jogo”, concluiu.

Estratégia do setor

Lívia Machado, diretora de projetos e marketing da ABCS, palestrou sobre os passos da elaboração da estratégia da Semana Nacional da Carne Suína, iniciada em 2013 e que chega a sua sexta edição.

“São seis anos construindo conhecimento e valorizando pessoas para a quebra de paradigmas. A Semana Nacional não seria possível se a ABCS não aprendesse sobre o varejo e se as redes não estivessem abertas para aprender sobre carne suína, bem como se não tivéssemos o trabalho conjunto de grandes parceiros”, frisou.

Parceiro da ABCS, o Sistema Sebrae com foco na cadeia produtiva da suinocultura, participou do evento. Gustavo Melo, gestor do Projeto Integrasui e Analista do Sebrae Nacional, destacou que a motivação da parceria é justamente promover a sustentabilidade do setor em todos os seus aspectos.

“É um trabalho bem completo que impacta na cadeia inteira, desde os milhões de consumidores até centenas de milhares de profissionais, desde os suinocultores, profissionais de insumos, colaboradores no varejo, entre outros. É muita gente beneficiada. O Sebrae reconhece este projeto como um sucesso consolidado e vamos avançar ainda mais”, comentou.

O evento de lançamento também contou com a apresentação da campanha de todas as bandeiras participantes e com o pronunciamento dos representantes das redes.

Redes participantes

Rafael Monezi, gerente Comercial do GPA (Extra e Pão de Açúcar)

“Todo o trabalho gerou um verdadeiro entusiasmo nas equipes de loja pela qualidade da informação, dos materiais e a dinâmica para esta Semana Nacional. Estou confiante de que repetiremos mais uma vez o sucesso dos anos anteriores justamente pelo que vejo em todos os envolvidos”

Andrea Pacheco, gerente comercial do setor de carnes das redes Hortifruti e Natural da Terra

“Nosso foco principal é a saudabilidade e combinar a carne suína com nossa campanha que relaciona as cores dos alimentos com alimentação saudável. Assim, teremos diversos materiais sobre o produto para a rotina e a saúde do consumidor”

Carlos Arraiz, diretor Comercial do Lopes Supermercados

“É a partir dos anseios dos nossos clientes que criamos os valores para atendê-los e acabamos de eleger a carne suína como nosso diferencial competitivo. Colocamos um objetivo, que é dobrar nossas vendas neste período. Vamos impactar nossos clientes na loja para sermos reconhecidos como o melhor ponto de venda de carne suína”

Renata Conde, gerente de produto do Oba Hortifruti

“Carne suína sim! Tanto em loja, como nas redes sociais e assessoria de imprensa, termos uma mensagem fácil e simples com grande presença e senso de pertencimento ao universo da carne suína que, por meio da ABCS, foi descortinado para o OBA e sem volta atrás”

Vanessa Sandrini, diretora de Produtos da St Marche

“Precisamos de mais associações como a ABCS que se dispõem a fomentar um mercado que, em um ano, já representa 10% de nossas vendas no segmento. É um projeto muito valioso para nós e seguiremos juntos na jornada para desmistificar este produto que, sim, é referência de saúde”.

SNCS

A Semana Nacional da Carne Suína, acontece entre os dias 13 e 27 de setembro, e é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) que tem por objetivo demonstrar a qualidade e a saudabilidade da proteína mais consumida no mundo, que, além de saborosa, pode ser versátil e funcional, e uma ótima opção para o cardápio dos brasileiros.

 

Fonte: ABCS