Terminou ontem (31) o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), o maior evento da avicultura e da suinocultura do Brasil. Números expressivos marcaram esta edição – a maior já realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), idealizadora e promotora da iniciativa.

Ao todo, 15,3 mil visitantes provenientes de 51 países estiveram na edição 2017 do SIAVS – em 2015, foram 12 mil visitantes. São produtores, presidentes e diretores de companhias do setor, gerentes de compra, técnicos e outros players do setor.

“Além de fomentar conhecimento e negócios, o SIAVS iniciou esta edição com uma missão: superar as adversidades vividas pelo setor ao longo de 2016 e, especialmente, no primeiro semestre deste ano. Os números são atestado do sucesso desta iniciativa”, ressalta Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.

Durante o SIAVS, 151 empresas expositoras estiveram presentes nos mais de 15 mil metros quadrados de área comercial. “Houve um crescimento de 40% na área da feira em relação à edição anterior. Dezenas de lançamentos de produtos foram realizados nos três dias do evento. A maior parte dos expositores já confirmaram participação na próxima edição e há uma lista com novas empresas interessadas em expor”, destaca o diretor comercial da feira, José Perboyre.

Um dos destaques do evento, a presença de 31 agroindústrias produtoras e processadoras de aves, suínos e ovos gerou apenas durante o evento US$ 14 milhões em negócios internacionais. A partir dos contatos feitos na feira, as agroindústrias do setor projetam a viabilização de US$ 157 milhões em vendas nos próximos 12 meses.

“São números comparáveis às nossas participações nas principais feiras mundiais de alimentos, confirmando a internacionalização do SIAVS”, analisa Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA.

O evento também contou com a presença de mais de 1,4 mil avicultores e suinocultores (em 2015, foram 1,2 mil produtores) participaram do Projeto Produtor, uma iniciativa pioneira da ABPA com o objetivo de estimular as boas práticas de produção. “Temos uma preocupação especial em fomentar o cuidado técnico na produção, o que foi muito bem aplicado neste projeto produtor”, destaca o vice-presidente técnico da ABPA, Rui Eduardo Saldanha Vargas.

A maior programação de palestras do setor produtivo contou com a participação de 1,7 mil congressistas. Na edição anterior, foram 1,5 mil expectadores.

“A estratégia de ampliar o leque de temários para além de pontos técnicos e empresariais tornou ainda mais amplo os perfis profissionais presentes no SIAVS” ressaltam Ariel Antônio Mendes, diretor de relações institucionais da ABPA.

Imagem internacional – Focada em fortalecer a imagem do setor de proteína animal do Brasil, a ABPA, com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realizou durante o SIAVS três iniciativas de âmbito internacional.

Uma delas foi o Projeto Imagem, que viabilizou a vinda de 50 jornalistas estrangeiros ao evento, vindos de 33 países Diversas coletivas e visitas a um abatedouro exportador do Brasil fez parte da programação da ação.

O SIAVS sediou, ainda, os Projetos Formadores de Opinião e Comprador, também realizados juntamente com a Apex-Brasil. Dezoito influenciadores de mercados-alvo das exportações brasileira (como presidentes de associações de produtores e importadores diversos países) também contaram com uma programação própria no evento. Já os compradores participaram de rodadas de negócios com as empresas exportadoras participantes do SIAVS.

Programação – Principal marco político do setor, o SIAVS reuniu na solenidade de abertura os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, Goiás, Marconi Perillo, Santa Catarina, Raimundo Colombo, e Espírito Santo, Paulo Hartung, além dos vice-governadores do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, e do Paraná, Cida Borghetti. O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, foi homenageado no evento, que contou com a palestra magna do Diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, com a mediação do presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe.

O SIAVS também sediou encontros da Comissão Agropecuária Sul (CAS), com os ministros da Agricultura do Mercosul. O Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) também realizou um encontro no evento.

De questões conjunturais a temários técnicos, uma completa programação de palestras preencheu a agenda de palestras do SIAVS durante os três dias, nos sete auditórios e palácios do evento. Entre palestrantes e mediadores, o evento contou com a participação de 115 especialistas de diversas áreas.

Apoio e patrocínios – Foram patrocinadores do SIAVS o Banco do Brasil, Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, (FAPESP), Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS), Elanco, Phibro, Bayer, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e Sistema OCB.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES), A Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos de Aves e de Suínos (ANFEAS), O Instituto Ovos Brasil, A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (ALANAC) e a Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI) são apoiadores do evento.

Fonte: ABPA