O Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) começa hoje (29), às 9h30, com palestra do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), embaixador Roberto Azevêdo, sobre cenário global e novas tendências de mercado. É o maior evento dos setores no país.

Diretor Geral da OMC abre a programação do SIAVS. A apresentação foi mediada pelo presidente da APEX- Brasil Roberto Jaguaribe que apresentou o diplomata brasileiro, o primeiro latino americano a ocupar o mais alto posto da Organização Mundial do Comércio.

A expectativa dos organizadores é que 12 mil pessoas de 60 países passem pelo Anhembi Parque nos três dias do evento. “A avicultura e a suinocultura são responsáveis por 4,1 milhões de empregos diretos e indiretos no país. A qualificação e a atualização em todos os níveis são fundamentais para a retomada do crescimento”, afirma Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), entidade que promove o evento.

Serão 151 empresas expositoras na feira no Anhembi Parque, em São Paulo (SP), que tem entrada gratuita. Representantes de diferentes segmentos da agroindústria – como alimentos, tecnologia, máquinas e equipamentos, genéticas, nutrição e laboratórios – estarão presentes. Para o congresso, estão confirmados cerca de 80 palestrantes e mediadores do Brasil e do exterior. Até quinta-feira (31), nos turnos da manhã e tarde, eles debaterão nas sete salas e auditórios do local, os principais desafios e perspectivas do universo da proteína animal.

>>> Confira o vídeo

Confirmaram presença na abertura os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo), Marconi Perillo (Goiás), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Paulo Hartung (Espírito Santo) e Raimundo Colombo (Santa Catarina), além dos vices José Paulo Cairoli (Rio Grande do Sul) e Cida Borghetti (Paraná). Também participarão os ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Quarta-feira (30), CEOs de três das principais agroindústrias do país se encontrarão para um debate sobre inovação de processos, agregação de valor e internacionalização como fatores de competitividade. Entre outros temas que serão amplamente discutidos nos três dias de evento estão logística, abastecimento de grãos, marketing e sustentabilidade, segurança do trabalho, perfil dos novos consumidores, bem-estar animal, desafios na produção e comercialização de ovos.

Outro destaque da programação é o Projeto Produtor, uma série de workshops sobre boas práticas e desempenho com os principais líderes do setor. Em torno de 1.500 pessoas já confirmaram participação nos treinamentos. Há ainda outros dois projetos: Imagem, com atividades sobre os diferenciais do produto nacional para 50 jornalistas estrangeiros, e Formadores de Opinião, com 18 líderes de países importadores.

Mais informações pelo site siavs.org.br.

Fonte: ABPA- Vídeo Panty assessoria para suino.com e setoravicola.com