A palestra “Similaridade genética de Escherichia coli patogênica para as aves (APEC) com estirpes humanas e a resistência antimicrobiana justificam a preocupação”, será apresentada pela Professora Dra. Terezinha Knöbl, da USP durante o no XIX Simpósio Brasil Sul de Avicultura, que será realizado de 10  a 12 de abril no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó/ SC. A palestra de caráter informativo contribuirá com a atualização de técnicos e demais profissionais ligados a cadeia de produção de aves para temas relacionados à colibacilose.

A palestrante, a Médica Veterinária Dra. Terezinha Knöbl, tem mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela Universidade de São Paulo (2005), é atualmente professora associada do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo.  

A especialista em Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, com ênfase em Epidemiologia das zoonoses destaca “O foco da palestra será discutir a semelhança genética entre isolados de Escherichia coli de origem humana e aviária. Este aspecto assume importância internacional pois os trabalhos atuais apontam o alimento de origem animal como via de transmissão de infecções urinárias, meningites e sepse. Além do aspecto zoonótico, a crescente resistência antimicrobiana em cepas de Enterobactérias é uma preocupação adicional, pois tornam estas infecções intratáveis nas aves e nos humanos” explica.

Zoonoses como barreiras econômicas

Baseada na experiência em doenças aviárias, infecções causadas por Enterobactérias, colibacilose e fatores de virulência bacteriana, Terezinha Knöbl relata o impacto no setor: “As zoonoses atuam como barreiras econômicas para o mercado internacional de carnes. O Brasil, na condição de um dos maiores produtores e exportadores de carne, deve investir em estudos epidemiológicos e de monitoramento para garantir a produção de alimento seguro”. 

As palestras fazem parte da programação que apresentará temas relevantes para toda a cadeia avícola e tendências do mercado mundial de grãos e perspectivas brasileiras, inovações de mercado em relação ao consumidor e mídias sociais, uso racional de antibióticos e novas alternativas para a manutenção da sanidade intestinal das aves. Temas inovadores também estarão em discussão como metagenômica e as novas ferramentas para tomada de decisão em saúde intestinal.

Fonte: Panty Assessoria
Foto: Professora Dra. Terezinha Knöbl