Um sistema de gestão online por meio do monitoramento de informações climáticas pode auxiliar o pequeno e o médio produtor rural a reduzirem em até 30% as suas perdas e aumentar a lucratividade da propriedade. O AgroAssist, desenvolvido pela startup Scicrop, foi apresentado durante o AgriFutura – Inovação no Agronegócio, evento realizado nos últimos dias 3 e 4 pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na capital.

A geração das informações é realizada por meio de uma estação agrometeorológica adquirida pelo produtor em comodato, que é recebida via correio e instalada em cerca de 30 minutos. O equipamento envia dados climáticos do local à internet a cada 15 segundos.

Diariamente, o produtor recebe o resumo de como foi o dia em termos de clima e a cada domingo, recebe uma previsão do clima para os próximos 15 dias.
Caso não haja conectividade, o produtor ainda tem a opção de utilizar um microtransmissor via satélite de órbita baixa para acessar os dados.

“O sistema foi criado para ajudar o produtor nas questões do plantio, da aplicação de defensivos agrícolas e da colheita, que são os pontos mais sensíveis, onde ele pode perder mais dinheiro”, explicou o CEO e co-fundador da desenvolvedora, José Damico.

A empresa também monitora os preços de mercado, garantindo ao produtor melhores condições de alinhar o momento ideal da colheita ao de maior lucro. “Pode ser que no momento da colheita, a previsão aponte chuvas. Então o sistema de cálculo avalia se ele não terá problemas de umidade e maior chances de apodrecimento do produto, e se é preferível adiantar a colheita, para obter o lucro do momento”, explicou Damico.

A partir dos dados climáticos coletados localmente pela estação agrometeorológica, a empresa gera informações para o mercado financeiro, como previsão de safras e redução do custo de crédito.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP)
Foto: Paulo Prendes/ Divulgação