Conforme informação divulgada pelo site Agriculture.com no dia 22 de janeiro, a colheita da safra de soja 2017/2018 do Brasil atingiu 0,8% no último domingo, muito aquém do ritmo médio de colheita do país. Mesmo assim, grandes rendimentos são esperados.

No mesmo período do anterior, a colheita de soja já havia avançado 2,2%. Na média das últimas cinco safras, o atraso é de 1,2%. O site explica que o maior atraso ocorre no Mato Grosso, o maior produtor de soja do Brasil. Até agora, os agricultores da região colheram 2,8% da soja. No mesmo período do ano passado, a colheita tinha avançado 7,5% e 3,9% nos últimos cinco períodos anteriores.

O atraso na plantação de soja na temporada 2017/2018 estendeu o ciclo da safra. Além disso, o clima chuvoso também está atrasando a colheita. “Mas, apesar do atraso na colheita, a expectativa é de alto rendimento no Paraná e no Centro-Oeste. As condições também são boas em outros estados”, cita relatório da AgRural.

O Agriculture.com destacou ainda as perspectivas de tempo no Brasil. No Centro-Oeste, o alto volume de chuva pode prejudicar a colheita. “Por mais de 30 dias, as chuvas não dão trégua nesses lugares”, cita o site Climatempo.

Na região Sul do Brasil, por outro lado, as culturas localizadas no estado do Rio Grande do Sul sofrem com a falta de chuvas. Felizmente, no último fim de semana, o avanço de uma frente fria veio mudar essa realidade. “Durante a semana, há mais previsão de chuva para toda a região Sul do Brasil”, diz a previsão do clima de Climatempo.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre equipe Suino.com