A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o Sebrae Nacional, traz mais uma vez resultados positivos e apresenta à cadeia produtiva os números da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), que aconteceu no período de 13 a 27 de setembro. Com presença nacional, a maior vitrine da proteína no varejo teve seu sucesso comprovado com a conquista de novos clientes, crescimento de vendas e aumento de rentabilidade, resultados da efetividade das estratégias da ABCS em prol do incentivo da carne suína no mercado interno e que beneficiam todo o setor.

Com atuação em diferentes segmentos, como varejo de luxo, hortifruti, hipermercados, supermercados e empórios, a campanha de 2018 aumentou a penetração do produto suíno no Rio de Janeiro e em Guarulhos, dois grandes centros de consumo da proteína no país e promoveu, ainda, a inserção da carne suína na cesta de compra de públicos de A à D. Além disso, sua estratégia exclusiva, com viés educativo e informacional, transformou os profissionais do varejo em especialistas em suínos. Foram mais de 1000 capacitados em 31 ações realizadas em dois meses de intenso aprendizado.

Toda esta estrutura permitiu um crescimento significativo em cada rede, que superaram as expectativas de venda e potencializaram o consumo da carne suína em nível nacional com campanhas de marketing educativas em loja e na internet (Confira aqui).

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a conclusão da SNCS e a avaliação dos números valida todo o trabalho realizado ao longo do ano, antes e durante a campanha. “Os números demonstram a eficiência da estratégia desenvolvida de forma a não somente ampliar as vendas de carne suína, como também atrair novos clientes para a rede de varejo. Nesta edição, destacamos o aumento da rentabilidade em todas as bandeiras, comprovando que a carne suína é definitivamente um bom negócio”, pontua.

Resultados das redes participantes

O Extra e o Pão de Açúcar apresentaram aos consumidores durante a SNCS 36 opções de carne suína, entre congelados, in natura e temperados. Além disso, a campanha foi um chamariz para a entrada de quase 1,5 milhões de novos clientes. As bandeiras encerraram a SNCS com um aumento de mais de 15% das vendas, em comparação com o mesmo período em 2017 e registrou crescimento na rentabilidade.

Rafael Monezi, gerente comercial de Aves, Suínos e Peixaria da rede, afirma que os resultados consistentes da SNCS nas bandeiras confirmam a categoria de suínos como uma opção reconhecida pelo cliente, que não comprou somente pela oferta de preço. “A categoria demonstrou mais um ano de crescimento constante e sustentado ao longo do ano, com destaque para os diversos cortes de carne suína resfriados que fazem parte do nosso mix e que atendem à necessidade dos nossos clientes”, pontua.

As bandeiras Hortifruti e Natural da Terra estrearam na SNCS com um aumento de mais de 200% da venda de suínos em relação ao mesmo período no ano passado, quando a rede não participava da campanha. As lojas ofereceram 12 opções de cortes nas gôndolas das redes participantes. Para a compradora das bandeiras, Andrea Pacheco da Costa, a participação na SNCS foi satisfatória e os números foram uma surpresa positiva. “Os resultados mostraram que o cliente opta pelo produto porcionado, com sortimento amplo e que a diferença está na orientação dos nossos colaboradores em promover o produto seja por meio dos cortes ou por receitas no dia a dia da loja. Assim, o engajamento das nossas equipes teve impacto direto para o aumento de vendas da carne suína”.

No Lopes Supermercados, também participante pela primeira vez, a venda de produtos suínos cresceu em 97% em relação ao mesmo período de 2017. Foram 37 opções de carne suína, entre cortes in natura, congelados e temperados. A gerente geral da bandeira, Meg Felippe, afirma que a campanha trouxe novos cortes e porcionamentos diferenciados que encantaram os clientes. “O aprimoramento dos cortes e melhor aproveitamento da carcaça permitiu crescimento significativo na rentabilidade. Nossa busca é pela fidelização do cliente e ser referência na categoria de suínos dentro da região que atuamos”.

Parceira da SNCS pela segunda vez, a rede Oba Hortifruti elevou o volume vendas e apresentou aumento no faturamento. Com 37 tipos de produtos oferecidos, a rede alcançou mais uma vez resultados extremamente positivos durante a campanha. A gerente de produto do Oba, Renata Conde e Melo, celebra os resultados. “Neste ano, realizamos mais um grande trabalho do ponto de vista de capacitação, engajamento de times. No desempenho de loja, ao compararmos com 2017, alcançamos 28% de crescimento em faturamento. Resultados que muito nos motivam e nos encorajam a seguir neste caminho em que ‘escolhemos mais carne suína’”.

O trabalho da SNCS nas lojas do St. Marche rendeu resultados positivos com 23 opções de produtos suínos nas gôndolas. A venda da proteína na rede foi 7,4 vezes maior quando comparado com o mesmo período do ano passado. A coordenadora de perecíveis do St. Marche, Fabiana Farah, fala sobre a importância da categoria no varejo e a receptividade do produto entre os clientes da rede. “Entendemos que o St. Marche já se consolidou como um ponto de compra de carne suína. As vendas da proteína confirmam o reconhecimento do cliente na qualidade e aceitação do produto, ao longo de todo o ano”.

Com o suporte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e com ao apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a SNCS é um cartão de visita para toda a suinocultura mostrar ao consumidor brasileiro a qualidade da produção e da agroindústria do país.

Fonte: ABCS-Associação Brasileira dos Criadores de Suínos