Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a quarta-feira (12.06) com preços médios da soja nos portos do Brasil sobre rodas subindo 0,38%, para R$ 81,49/saca, reduzindo as perdas de julho para 1,32%. No interior, a alta foi de 0,29%, para R$ 75,75/saca, reduzindo a queda do mês para 1,79%.

“Tudo conspirou a favor da alta do preço da soja nesta quarta-feira: o dólar subiu 0,47% no Brasil, Chicago subiu 2,18% e foram vendidas cerca de 500 mil toneladas de farelo de soja do Brasil, mais 300 mil da Argentina dando suporte aos preços, contrabalanceado, porém, pela queda dos prêmios do grão, que caíram 13 pontos para junho, 5 para julho e permaneceram inalterados de agosto em diante”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

O acompanhamento semanal do Índice T&F/Alphamar das nomeações de navios registrou queda de 18,0% nas programações para receber soja-grão nos portos brasileiros. Na avaliação do analista da T&F, Luiz Fernando Pacheco, isso denota redução na demanda da China, principalmente. Segundo ele, o USDA deve ajustar números de soja nos EUA para o próximo relatório.

Já a programação de navios para receber farelo/pellets de soja aumentou 16,40% na semana entre 7-14 de junho. No mercado de Paper de Paranaguá houve negócios para julho a +110 e Agosto a +114. Os prêmios C&F posto na China da soja brasileira fecharam o dia também um pouco mais baixos, a +200 para julho e 213 para agosto.

Fonte: Agrolink/Leonardo Gottems