As vendas líquidas da soja nos Estados Unidos caíram 74%

O preço da soja cai 21,5 cents/bushel nesta quinta-feira na Bolsa de Chicago, por tomada de lucros e exportações fracas, de acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “Os futuros caíram um pouco mais de 1% no comércio na quinta-feira, uma vez que uma onda de realização de lucro significa que a natureza volátil do mercado de soja continuou durante a semana, já que as vendas de exportação foram decepcionantes”, comenta.

“Outra venda monstruosa de milho fez pouco para mover os preços, com o contrato de março caindo de uma abertura de $ 13,71/bu para $ 13,61/bu no momento da publicação. Os prêmios mais fracos no Brasil foram considerados um fator, mas outras fontes atribuíram isso a uma pequena mudança em outro dia volátil”, completa a consultoria.

No aspecto fundamental, as vendas líquidas da soja nos Estados Unidos caíram 74% porque muitas vendas foram canceladas. “As vendas líquidas foram de 466.000 toneladas contra as estimativas comerciais de 800.000 toneladas. E em outras notícias, que não irão levantar muitas sobrancelhas, é que o USDA espera que a área plantada de soja e milho alcance um novo recorde – refletindo a força do mercado”, indica.

“A quinta-feira foi marcada por recuperação forte dos ativos de risco no mercado mundial e o Ibovespa subiu mais de 2%, mas no mercado de câmbio brasileiro o dólar teve um dia volátil. A moeda chegou a bater em R$ 5,46, mesmo com o enfraquecimento da divisa americana no exterior e o real acabou destoando de seus pares. Os participantes do mercado seguem monitorando a situação fiscal do País e o alerta para avançar com as reformas este ano veio hoje de duas agências de classificação de risco, S&P e Moody’s”, conclui.

Fonte: Agrolink