Você sabia que a Embrapa possui em sua carteira de projetos, diversas pesquisas com abelhas nativas sem ferrão?

Estes insetos são muito importantes para a polinização de frutas e vegetais usados na nossa alimentação, como o tomate, berinjela, café e caju e muitas outras culturas. A polinização assistida, como é conhecida, é realizada com a preciosa ajuda das abelhas-sem-ferrão, proporciona frutos maiores, mais doces e produções agrícolas ambientalmente mais eficientes.

Estas abelhas também colaboram para a manutenção das florestas. Se extintas, a reprodução de plantas silvestres ficará comprometida, já que 90% das espécies de vegetação tropical com flores e cerca de 78% das espécies de zonas temperadas dependem da polinização desses insetos.

Elas ainda produzem méis de variados sabores e propriedades, tão saborosos e exóticos que já são usados como ingredientes de pratos principais e sobremesas da alta gastronomia. A grande variedade de espécies de abelhas nativas conhecidas no Brasil também implica na produção diversificada de própolis, que possuem diversas propriedades e de importância para as indústrias de cosméticos e farmacêuticos.

Então, quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho com essas pequenas notáveis?

Clique aqui e conheça nosso acervo de abelhas!

Fonte: Embrapa Meio Ambiente