O número de Guias de Trânsito Animal (GTA) emitidas pelo sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), entre janeiro e agosto de 2017, já supera a marca de emissões em 2014. A ferramenta online facilita a vida do produtor rural, agilizando o processo, já que não há necessidade de se deslocar até os Escritórios de Defesa Agropecuária (EDA), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com a CDA, desde o início do ano até o fim de agosto, foram emitidas 594.351 GTA’s, superando a marca de emissões de todo o ano de 2014, 530.219, e com projeção de superar 2015, que teve 801.199 GTA’s, e igualar os dados de 2016, com 892.142.

As vantagens com a emissão eletrônica, além do acesso facilitado pelo produtor, é a maior segurança, fiscalização e gestão de rastreabilidade. Pela ferramenta são emitidas GTA’s de bovídeos, aves e ovos férteis, equídeos, suínos, caprinos, ovinos e aquáticos.

Na ferramenta online é possível consultar veterinários habilitados, declarações de vacinações e certificado de vacinação compulsória.

O sistema Gedave foi implantado, em 2012, para o controle das etapas de vacinação contra a febre aftosa e emissão da GTA para bovinos e bubalinos. Posteriormente, passou a emitir as PTV’s e outros serviços relacionados ao trânsito dos produtos vegetais, com a inclusão de serviços como o monitoramento de agroquímicos e resíduos, controle de produção de mudas de citros, relatório semestral de cancro cítrico e greening, emissão de certificados de vacinação contra a febre aftosa e brucelose e de GTA de aves ornamentais/silvestres para usuário externo. Disponível aqui.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP)