Nesta quarta-feira, 2, às 15h30, na Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca (SAR), a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e o Branco do Brasil, assinaram um termo de cooperação para fomentar a liberação de financiamento para suinocultores pelo plano Safra 2017/2018 e 2018/2019.

O acordo entre as três instituições permite que os produtores liberem o crédito do programa com a apresentação do protocolo de pedido de licenciamento ambiental na Fatma. Santa Catarina é o maior exportador de carne suína no Brasil. A produção em 2016 chegou a 969 mil toneladas e a Fatma emitiu mais de 4 mil licenças para o setor.

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2018 contempla a regularização fundiária de imóveis rurais, comercialização, assistência técnica e extensão rural. No lançamento, no final de maio, o Governo Federal anunciou que estariam disponíveis R$ 30 bilhões de créditos aos produtores. O programa é voltado para os agricultores que possuem Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar (Pronaf). Em Santa Catarina, 87% dos estabelecimentos agropecuários economicamente ativos são classificados como de agricultura familiar.

Assessoria de Comunicação