A experiência de produzir suínos a temperaturas até vinte graus negativos está sendo dividida por um grupo de mais de 40 profissionais da suinocultura brasileira  que estão conhecendo o modelo de produção no Canadá, da granja até o frigorífico. O projeto apelidado de “Quebrando o Gelo” reúne representantes de agrondústrias, cooperativas, consultores técnicos e produtoresde suínos do PR, MG, MS, SC , PR e RS que durante toda a semana vão dividir experiências e conhecimento.

O grupo chegou a Quebec  no início da semana e foi recepcionado por um cenários completamente diferente para padrões climáticos brasileiros, com temperatura negativa e uma nevasca que cobriu toda a cidade criando uma atmosfera ainda mais charmosa. Os convidados foram supreendidos logo na chegada pela neve persistente que acompanhou até a o exclusivo e histórico Hotel  Chateau Frontenac, um dos mais bonitos e fotografados do mundo pela aparência de uma castelo incrustado na parte antiga da cidade, chamada de Old Quebec, referência em turismo internacional de luxo.

Para o Médico Veterinário da Aurora Alimentos Thiago Previdi a expectativa é de conhecer e comparar os processos de produção no Brasil e no Canadá. “Nós na Aurora temos uma parceria com a Genetiporc para introdução da genética com objetivo de reunir características específicas e viemos conhecer o modelo canadense com a intenção de ver como se comporta essa genética aqui, na prática. Porque em breve toda essa tecnologia vai estar saindo das granjas também no Brasil e queremos conhecer os resultados dessas características de conversão alimentar, ganho de peso e prolificidade. Vamos observar os dados zootécnicos que vão em breve garantir a renovação genética do plantel da Aurora”, revelou Previdi.

O grupo de brasileiros vai conhecer em primeira mão a nova Fertilis 25, fêmea comercial que promete além de alta prolificidade e leitegadas mais uniformes, carcaças com  maior percentual de carne magra.  Um produto único que promete surpreender quem achava que precisava escolher entre quantidade e qualidade. O Médico Veterinário e Gerente de Negócios da Genetiporc, Luciano Ferreira antecipa que “Essa nova fêmea é uma matriz criada para quebrar paradigmas e foi desenvolvida pelos especialistas em genética da Genetiporc  para oferecer prolificidade alta e também um número alto de leitões nascidos e vendidos porca/ano. Entre as vantagens competitivas daFertilis 25  estão  o aumento no total número de nascidos, excelente produção de leite e   habilidade materna, além de alta qualidade da leitegada, melhor conversão alimentar, melhor velocidade em ganho de peso, carcaças uniformes e consequentemente melhor custo de produção” resume Luciano.

Recepcionados pela equipe da Genetiporc do Canadá os brasileiros  foram presenteados com um kit completo para enfrentar as baixas temperaturas do Canadá com botas, luvas e casacos especialmente confecionados para  o grupo. As boas vindas no Hotel foram dadas pelo  mega empresário Christian Breton,  presidente da Breton Alimentos, frigorífico que exporta para mercados exigentes como o Japão cortes suínos produzidos exclusivamente para aquele mercado. A Breton Alimentos é uma das empresas da integração vertical do grupo que atua na área de genética, com a Genetiporc,  até o processamento de carne suína com a Du Breton.

Christian Breton  declarou que os brasileiros era muito aguardados por representar a  qualidade e a diversidade da suinocultura,  já que os técnicos, produtores presentes representam cerca de um milhão de matrizes no Brasil. “Quando pensamos em convidar produtores, empresários e técnicos brasileiros nesse projeto arrojado, queríamos mostrar todo o nosso potencial na prática, dentro do modelo de produção canadense, demostrando o resultado de todo o nosso investimento em genética. E escolhemos  justamente o inverno, período de neve, porque sabemos que esse é um espetáculo da natureza que não é observado no Brasil. Foi a nossa recepção aqui!” saudou Breton.

Programação no Canadá

Na programação do grupo de brasileiros está  prevista ainda a visita a visitação de frigoríficos e granjas, onde vai ser apresentado o resultado dos investimentos em tecnologia e genética da Genetiporc, que  está lançando na ocasião uma matriz comercial que promete quebrar os pardigmas de produção pela alta prolificidade e desempenho desde a granja até o abate.

Será realizado um workshop sobre tecnologias para a suinocultura no hotel Palace Royal  em Quebec onde serão  apresentadas todas as vantagens comerciais da Genetiporc – Fertilis 25.

Na sequência no painel  Espaço Boehringer o Sr. Michel Morin – Centre de développement du porc du Québec inc. Vai apresentar a palestra “Custos de produção em Quebec e Américas”, com um completo estudo sobre as diferenças de custo de produção e fatores que influenciam. No Espaço Jyga Technologies será apresentada uma tecnologia que auxilia os produtores na gestão da granja e da produção e um produto Gestal, uma solução da Jyga Technologies para melhorar o manejo alimentar das fêmeas.

No Espaço  Vetanco os brasileiros assistirão a apresentação Institucional e a palestra “Atitudes de um líder empreendedor” , com Sr. Javier Kuttel – Diretor Vetanco. Os produtores, empresários e técnicos brasileiros conhecerão ainsa no Espaço Ro-Main  a apresentação produtos e tecnologias inovadoras para melhorar a produtividade na granja. Na sequência da programação no Espaço Migplus serão apresentadas as tecnologias utilizadas pela Migplus e Certificações  que diferenciam o produto final pelo cumprimento de exigências e segurança do processo de produção da nutrição, com o Sr. Flauri Migliavacca –  Diretor Migplus.

A programação encerra com uma apresentação do  Case Du Breton – Novos Nichos de Mercado para a Carne Suína com Sr. Vincent Breton – Diretor Frigorífico Du Breton. O grupo , além das visitas técnicas e palestras ainda vai visitar Toronto e Cataratas do Niagara.

Know How em genética

A Genetiporc é uma empresa que já nasceu dentro de um conceito de saúde animal desenvolvida para minimizar os custos de produção baseados na biosseguridade. Criada em resposta à demanda de produtores a Genetiporc está focada em ser uma empresa de genética de suínos que atenda as necessidades e que possa oferecer soluções aos seus clientes.

Hoje a Genetiporc estende as suas atividades no Canadá, Estados Unidos, México, Brasil, Ásia e Oeste Europeu. E foi justamente o status superior de saúde da rede mundial da Genetiporc que conferiu a certificação de ser a única empresa genética de suínos que constantemente mantém uma rede livre de PRRS & Micoplasma.

Eliana Panty
Assessoria de Comunicação e Eventos