Um grupo de profissionais formado pelos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), Ricardo Steinmetz e Evandro Barros, acompanhados dos assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar Ivar Kreutz e Marco André Junges realizou um roteiro de visitas técnicas em Suinocultura nos municípios de Santo Cristo e Nova Candelária. A atividade aconteceu na última terça-feira (31/07) e está inserida na proposta de cooperação técnica para capacitação e transferência de tecnologia, que prevê o intercâmbio de conhecimentos em suinocultura, firmada entre as duas instituições.

O plano de trabalho discutido para a região de Santa Rosa compreende o manejo de água e dejetos suínos, produção de suínos em família (sem uso preventivo de antimicrobiano e criação dentro dos preceitos de bem-estar animal) e os biodigestores como fonte de aproveitamento do potencial de geração de energia existente nas propriedades de suinocultura. Também pretende enfocar aspectos relativos ao custo de produção. As informações devem ser validadas por meio de Unidades de Referência Tecnológica (URTs) instaladas nas propriedades rurais.

Em Santo Cristo, o grupo foi recepcionado pelos técnicos do Escritório Municipal Vanderlei Neuhaus e Paulo Schons. Na oportunidade, discutiu-se a implantação de uma URT em Biodigestão, com produção de biogás a partir de dejetos suínos. Na região Noroeste, a pesquisa e transferência de tecnologia terão vistas à construção do conhecimento, com cunho didático, de profissionais e produtores interessados.

A comitiva também visitou os empreendedores Edson Caetano Kist e Franciel Froelich, que investem na suinocultura, especialmente na produção de leitões. Também está prevista a visita a produtores com biodigestores em funcionamento.

No município de Nova Candelária, o grupo foi recebido pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, Elir Paulo Pasquetti e André Weber, e pelos representantes da Secretaria Municipal da Agricultura, secretário Mário Schneider e engenheiro agrônomo Jandir Ehthal. Os técnicos da Embrapa, Emater/RS-Ascar e da Prefeitura reuniram-se para discutir ações voltadas à suinocultura e ao meio ambiente.

Na oportunidade foram planejadas ações que serão desenvolvidas na propriedade da família de Pedro Bruinsma, ao longo dos próximos dois anos, como o monitoramento da qualidade da água de consumo na propriedade, monitoramento das águas do Rio Reúno, análise da composição dos dejetos dos suínos, monitoramento da fertilidade do solo e da produção e produtividade das culturas.

Definiu-se como ações imediatas a análise das águas do reúno e de consumo na propriedade, a cada dois meses, bem como a análise de composição dos dejetos dos suínos e do solo.

A partir das informações obtidas no decorrer desse trabalho, será possível analisar se as atividades produtivas desenvolvidas na propriedade oferecem riscos de contaminação das águas e dos solos, além de avaliar o potencial fertilizante dos dejetos dos suínos na produção das pastagens e do milho. Estes resultados serão apresentados aos produtores através de dias de campo.

Fonte: Emater/RS