Após a implementação de medidas alternativas, uma redução substancial no uso de antimicrobianos na produção de suínos poderia ser alcançada sem comprometer a saúde animal

A redução do uso de antimicrobianos (UAM) é um aspecto primordial na produção suinícola moderna. Para avaliar a eficácia de alternativas para reduzir o UAM nas propriedades, foi realizado um estudo prospectivo. Sendo que, 68 granjas de suínos de ciclo fechado localizadas na Bélgica, França, Alemanha e Suécia se ofereceram para implementar planos de intervenção personalizados para reduzir seu UAM.

As medidas alternativas incluíram: melhorias na biossegurança (n = 29 granjas), vacinação (n = 30), mudanças no sistema de alimentação ou na qualidade da água potável (n = 45), melhorias na saúde e bem-estar dos suínos ( n = 21), mudanças no ambiente das baias e medidas zootécnicas (n = 14). Após a implementação das medidas, as granjas foram acompanhadas por um ano. Dados sobre gastos anuais com antimicrobianos ou registros de tratamento, bem como incidência de doenças, foram coletados para comparação com o ano anterior à intervenção. UAM foi medido como a incidência de tratamento e foi calculado por categoria de idade, classe antimicrobiana e via de administração.

O cumprimento dos planos de intervenção foi elevado (mediana 93%). Após a implementação das medidas alternativas, o UAM foi significativamente reduzido: na média dos quatro países, antes da intervenção os suínos recebiam tratamento 25% do tempo (200 dias do nascimento ao abate) e após a intervenção a taxa caiu para 16%. O UAM em leitões lactentes e desmamados foi significativamente reduzido em 37 e 54%, respectivamente. O uso de polimixinas e tetraciclinas foi significativamente reduzido em 69 e 49%, respectivamente. UAM por meio de alimentação e água, bem como UAM parenteral, foram significativamente reduzidos em 46% e 36%, respectivamente. Granjas com níveis mais altos de UAM antes da intervenção obtiveram uma redução maior. A maioria das incidências da doença foi semelhante antes e depois da intervenção, com algumas exceções em distúrbios relacionados ao trato gastrointestinal em leitões (redução) e reprodutores (aumento).

Após a implementação de medidas alternativas, uma redução substancial de UAM na produção de suínos poderia ser alcançada sem comprometer a saúde animal. A redução de UAM em leitões lactentes e desmamados e a redução de tratamentos em grupo através de ração e água estão em consonância com as recentes Diretrizes Europeias sobre o uso prudente de antimicrobianos em medicina veterinária.

Fonte: 3tres3 com adaptações Suino.com