Com objetivo de difundir conhecimento e facilitar cada vez mais o acesso à informação para toda a cadeia, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) disponibilizou mais de 10 novos materiais técnicos elaborados e apoiados por diversos órgãos e entidades competentes, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), a Ong World Animal Protection e a União Europeia. Além disso, estão presentes também normas de importância na suinocultura, como diretrizes quanto à alimentação, transporte, inspeção de produtos de origem animal e também todas as legislações do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS).

Nas cartilhas podem ser encontrados conteúdos referentes a boas práticas no embarque de suínos para o abate, eutanásia de suínos em granjas, insensibilização por gás e abate humanitário, inspeção sanitária em abatedouros, avaliação de perigos biológicos à saúde pública na cadeia de produção industrial, investigação de doença vesicular, plano de contingência para febre aftosa, bem-estar animal e sustentabilidade com foco em gestação coletiva e maternidade suína. Para a Diretora Técnica da ABCS Charli Ludtke “Elaborar materiais técnicos e difundir conteúdos que sejam base para o aprimoramento da suinocultura nacional, faz parte da nossa atuação. Queremos levar conhecimento de qualidade a todos os elos da cadeia suinícola tornando-a mais inovadora e sustentável para o mercado globalizado.”

O Presidente da ABCS, Marcelo Lopes, conclui reiterando que é de extrema importância que os produtores, frigoríficos e associações afiliadas se mantenham atentos e bem informados, tanto para atualização, quanto segurança. “Por isso buscamos facilitar o acesso a informações oficiais e relevantes para que os suinocultores possam ver online ou fazer download, consultando sempre que necessário.”

Acesse e confira.

Fonte: ABCS