Ajustar as mudanças em como e quando usar antibióticos na alimentação é um esforço contínuo. Embora esses produtos ainda estejam disponíveis sob supervisão veterinária para prevenção e tratamento de uma doença específica, é melhor abordar cada caso individualmente, disse Levi Johnson, especialista da New Fashion Pork (NFP), uma empresa produtora de suínos em sete estados norte-americanos. A opinião de Johnson foi divulgada no The Pig Site.

“Cada sistema é diferente – estado de saúde, fluxo de manejo – há muitas nuances a serem avaliadas”, acrescentou. No caso da NFP, a empresa começou a retirar medicamentos pouco a pouco. “É como uma criança aprendendo a andar de bicicleta; é um pouco assustador quando você tira as rodinhas auxiliares”.

Hoje, a NFP removeu antibióticos da alimentação de todos os animais, exceto em um de seus tratamentos, isso devido aos desafios apresentados por um vírus resistente da síndrome respiratória em suínos.

Entre os ajustes de gerenciamento da saúde animal, a empresa aumentou o uso de vacinas. “Com menos antibióticos, estamos lidando com mais casos de Salmonella e casos mais graves”, disse Johnson. Isso resultou em um programa agressivo de vacinação para porcas, bem como para leitões recém desmamados.

Essencialmente, todos os rebanhos suínos têm alguma Salmonella, e em casos intermitentes, se aumentam os eventos estressantes aumentarão as perdas. Então, é igualmente importante manter um bom ambiente, disse Johnson. Isso significa garantir que a ventilação puxe em ar fresco suficiente e controle a umidade para fornecer um espaço limpo e seco.

“Nós levamos a Salmonella a sério”, disse Johnson. “Faz com que os suínos se sintam mal e pode gerar problemas de embalagem e segurança alimentar”.

Mas a eliminação do acesso a todos os antibióticos na alimentação seria ruim por muitas razões, e não o menor dos quais o bem-estar do animal, acrescentou. “Temos que fazer o que é certo para o suíno e para o consumidor. Mas, também existe um risco adicional se não tratarmos os animais que necessitam de tratamento”.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre equipe Suino.com