Sanuvitas é o primeiro laboratório privado na área de sanidade animal com tecnologia Check and Trace Salmonella®, baseado na biologia molecular. A técnica permite identificar até 354 sorovares diferentes,  enquanto os laboratórios que realizam tipificação “completa” em saúde animal no Brasil, tipificam em média 200 sorovares, os mais comuns nas cadeias produtivas de suínos e aves. Identificando o genovar (sorovar de Salmonella através de genes específicos), o resultado obtido com o método Check and Trace Salmonella® é confiável e assertivo, além de ser bem mais ágil: identificação de 354 genovares em aproximadamente 8 h.

Os ensaios realizados pelo Sanuvitas proporcionam assertividade e agilidade, reduzindo ao máximo os impactos na saúde e bem-estar dos animais, impactos econômicos e em saúde pública. Essa inovação, com diagnósticos mais rápidos e precisos, permite a tomada de ações imediatas para o tratamento terapêutico, processos de higienização, destinação de carcaças e de seus produtos.

Desenvolvido pela Check-Points, o método de diagnóstico Microrrays – Check & Trace Salmonella® tem reconhecimento e aprovação nacional e internacional do MAPA, OIE e AOAC nas áreas de diagnóstico animal e microbiologia alimentar.

     

Check and Trace Salmonella® X Diagnóstico Tradicional

Na tecnologia Check and Trace Salmonella®, amostras de colônias suspeitas de Salmonella são utilizadas para a realização do ensaio. A técnica permite o diagnóstico a partir de cultivos de salmonela identificados em nosso laboratório e em laboratórios privados de indústrias, de serviços, instituições de pesquisa, entre outros.

Com base na biologia celular, a tecnologia Check and Trace Salmonella® amplifica os fragmentos específicos de DNA de isolados suspeitos da bactéria. Amplificados, estes fragmentos ligam-se ao tubo de Microarray e, formam padrões de ligação e cor. Estes padrões são então interpretados através de equipamento e software, identificando o sorovar correspondente, indicando se a bactéria testada pertence ou não ao gênero Salmonella e de qual genovar se trata.

No diagnóstico tradicional, utilizam-se antissoros específicos, que dependem da capacidade da bactéria expressar em sua superfície os antígenos capsulares e fimbriais. Uma amostra de Salmonella injuriada pode não expressar os antígenos de superfície e, consequentemente, não reagir com o antissoro específico, dificultando a sua tipificação.

Outra limitação do diagnóstico tradicional é que boa parte dos mais de 2.600 sorovares já identificados, apresentam mais do que um antígeno flagelar que podem não estar sendo apresentados em seu fenótipo no momento da reação de soroaglutinação, dificultando a identificação. Quando isso ocorre, a diagnóstico tradicional requer a “inversão de fases”, uma tentativa de mudar as rotas metabólicas da bactéria para expressar seus antígenos. Cada inversão de fases atrasa o diagnóstico em 24 horas.

A inovação e precisão no diagnóstico de Salmonelas baseadas na biologia molecular, beneficiam todo o setor de produção de alimentos. Com base nisso, o Sanuvitas confere suporte a indústrias, pesquisadores universitários, entre outros, que podem enviar as amostras de Salmonella já isoladas em seus laboratórios internos para a realização da tipificação pela tecnologia.

Biossegurança

A identificação ágil e precisa do genovar/sorovar de Salmonela presente na cadeia produtiva permite ações rápidas de isolamento pontual da contaminação. Ao barrar a disseminação do patógeno na cadeia, reduzem-se as perdas relacionadas a bem-estar animal, sanidade, econômicas e perdas relacionadas à segurança alimentar e saúde pública.

A possibilidade de rastrear a Salmonela do campo até o produto final é um dos grandes benefícios do ensaio Check and Trace Salmonella® oferecido pelo Sanuvitas. Assim, a indústria expande ainda mais suas ações preventivas e resolutivas, bem como seu compromisso com a segurança alimentar global, em termos de rastreamento da Salmonela, do campo até o produto final.

Benefícios à indústria

O rápido e preciso diagnóstico beneficia diretamente a indústria:

– Indústria de ração animal: a identificação e o tratamento da causa raiz, com ações relacionadas à eliminação de Salmonella, permite ações preventivas e corretivas de higienização, processamento térmico entre outras. Resulta na prevenção da propagação da bactéria na cadeia avícola através dos alimentos.

– Indústria de ovos: a identificação da fonte de infecção favorece a tomada de decisões sobre o processamento de ovos, qualidade e segurança alimentar.

– Indústria da carne: o controle permite a redução da incidência da Salmonella, antes, durante e após o abate. Também auxilia o correto processamento e destinação dos lotes com potencial zoonótico, cuidados com amostras que são boas formadoras de biofilme com higienização rigorosa de todo o processo.

No Brasil e no mundo já existem várias legislações que remetem ao controle de Salmonella desde o campo até o produto final. Em 23 de dezembro de 2020, novas legislações para as indústrias de carne de frango entram em vigor, contemplando a tipificação de Salmonella (RDC331 e IN60). O diagnóstico correto e preciso da Salmonella permite o cumprimento de todas as regras legais e garante a segurança alimentar que o mercado consumidor espera.

Saiba mais sobreo o Sanuvitas em www.sanuvitas.com.br