A empresa de tecnologia Iowa Smart Ag, nos Estados Unidos, lançou um sistema que pode ser o pontapé inicial numa nova geração de máquinas agrícolas totalmente automatizadas. Ela desenvolveu o software que permite a operação de tratores com carreta graneleira sem condutor. A informação é do Feedstuffs.

Colin Hurd, fundador e diretor executivo da Smart Ag, disse que a tecnologia inovadora permitirá aos agricultores automatizar seus equipamentos existentes e maximizar sua eficiência e capacidade – independentemente do fabricante.

“A agricultura não deve ser definida pelo que a indústria de equipamentos decide ser melhor ou mais lucrativa. A agricultura é melhor quando os agricultores têm escolhas”, disse Hurd. “A melhor maneira de melhorar a capacidade operacional dos agricultores é permitir que eles utilizem tecnologia de automação, eliminando os operadores em suas fazendas”.

Desenvolvido ao longo de dois anos, o AutoCart, constitui-se num sistema plug-and-play que automatiza os tratores com carretas disponível na propriedade e é compatível com qualquer marca ou combinação de marcas. O sistema permite definir localização e descarga no campo, ajuste de velocidade e comandos para carga e descarga dos grãos, tudo sincronizado.

Para a empresa, o software fornece uma solução para um dos maiores desafios enfrentados pelos agricultores, a crítica falta de mão-de-obra durante a colheita. “O software executa a mesma função de um operador humano, só é mais lucrativo, mais confiável e mais seguro”, acrescentou Hurd. A empresa já realizou testes da tecnologia em fazendas norte-americanas durante colheitas de milho e soja.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Foto: Smart AG

Tradução livre equipe Suino.com