A PSC é uma doença causada por um vírus infeccioso viral típico da espécie suína, que afeta porcos domésticos e selvagens, e está disseminado em todo o mundo.

Até o final deste ano, espera-se conseguir a produção das doses necessárias da vacina Porvac para imunizar toda a massa suína de Cuba contra a peste suína clássica e iniciar as exportações do medicamento.

O doutor em Ciências Mario Pablo Estrada García, diretor de Pesquisa Agropecuária do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), disse que o medicamento, produzido na sede da instituição científica na província de Camagüey, combate a peste suína clássica (PPC) , a principal ameaça aos suínos no território, e comentou que até o momento cerca de 15 por cento desses animais foram vacinados no país.

A inoculação tem sido possível em centros genéticos, multiplicadores e de doadores saudáveis de pulmão, frisou a pesquisadora, acrescentando que a droga também está sendo registrada, em sua fase final, no Vietnã e na Coréia do Sul, e também há muito interesse na produto no Japão e na China.

Incorporado à tabela básica dos medicamentos veterinários em 2017, o “Porvac” por sua vez implica na diminuição das perdas por abate sanitário e mortalidade de filhotes e pré-engorda, inibe a transmissão do vírus de mãe para filho e favorece alta imunidade em manada.

Em cerca de 10 milhões de doses, a demanda nacional é concebida para contribuir com a erradicação da doença, a partir de uma vacinação massiva de animais, como disse recentemente Nemecio González Fernández, diretor do CIGB na região de Camagüey.

O LCR é uma doença causada por um vírus infeccioso típico da espécie suína, que atinge suínos domésticos e selvagens, e está disseminado em todo o mundo.

É transmitido de mães para seus filhos e por contato direto de suínos saudáveis com pacientes ou portadores, com sintomas como febre, anorexia, letargia, sangramento, cianose, conjuntivite, constipação temporária seguida de diarreia, vômitos ocasionais, dispneia, tosse, ataxia, convulsões, prostração, apetite irregular, retardo de crescimento, aborto entre outros, até morte.

Porvac é uma vacina de subunidade proteica que elimina a transmissão do vírus entre suínos que vivem juntos e de mãe para filho, oferece proteção precoce após sete dias de vacinação por mais de seis meses com duas doses, e permite o diagnóstico diferenciado entre animais saudáveis e portadores.

Outra vacina veterinária registrada pelo CIGB é a Gavac, dirigida contra o carrapato do gênero Rhipicephalus (boophilus) microplus, e que vem sendo aplicada há mais de duas décadas na nação caribenha, com eficácia comprovada também em países como Venezuela, Brasil, Colômbia, Nicarágua e México.

Fonte: Suinocultura Industrial