Um dos grandes ícones da agricultura mundial, o trator John Deere, comemorou nesta quarta-feira, 14 de março, 100 anos. A história dessa máquina, que revolucionou o campo em todo o mundo, é acompanhada de muita inovação, tecnologia, investimentos e, principalmente, de pessoas que acreditaram na importância e no poder da agricultura. O Waterloo Boy, primeiro modelo da companhia, iniciou, em 1918, a era das máquinas que mudariam a forma de o agricultor lidar com a terra.

Há exatos 100 anos, em 14 de março de 1918, a John Deere comprava a Waterloo Gasoline Engine, em Waterloo, nos Estados Unidos, e a data entrou para a história pela produção de seu primeiro trator. A John Deere já existia há 70 anos e as primeiras duas décadas do século XX marcaram algumas mudanças na empresa. O terceiro presidente da companhia, William Butterworth, fez uma série de aquisições reconstruindo sua estrutura organizacional, integrando linhas de produtos e criando um novo modelo de negócio. Embora a empresa parecesse completa, uma tecnologia emergente estava sendo observada de perto. No verão de 1911, tiveram início as discussões sobre os impactos potenciais da fazenda mecanizada e o papel de uma nova máquina chamada “trator” não podia mais ser ignorado.

De um trator experimental, avançou-se para o desenvolvimento de novos conceitos, dois anos depois, que agradaram a liderança da empresa. Um novo protótipo impulsionou as pesquisas e a evolução da tecnologia desenvolvida nos tratores.

Com o investimento da John Deere no modelo Waterloo Boy, a era dos tratores começava oficialmente. A partir de então, o trator tornou-se fundamental em todas as etapas do ciclo produtivo graças ao esforço de engenheiros, designers e agricultores.

Hoje, com diversos modelos para atender demandas variadas, a John Deere traz ao campo o que existe de mais inovador, atendendo as necessidades do produtor. No Brasil, por exemplo, o trator mais potente produzido no país traz ao agricultor recursos como a agricultura de precisão, que permitem melhor tomada de decisões e ganho de produtividade.

As atrações tecnológicas da marca serão apresentadas ao público em um estande na próxima Agrishow 2018, de 30 de abril a 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Foto e fonte: John Deere