O comissário da União Europeia para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, lançou consulta pública sobre o desenvolvimento de um potencial plano europeu para produção de proteínas vegetais, principal matéria-prima para a produção de proteínas animais. O anúncio foi divulgado pelo site Feed Navigator.

O executivo da UE disse que a produção europeia de grãos não é suficiente para suprir a demanda, em parte devido às condições agroclimáticas da Europa. Além disso, a soja pode entrar no mercado europeu sem tarifas, o que reduz a competitividade da produção local.

Para que a comissão elabore um relatório que avalie todos os aspectos da produção regional de grãos e medidas para estimular esse cultivo, é preciso analisar os pontos de vista sobre as partes interessadas da indústria e agricultores, através de uma pesquisa online, disse Hogan.

A comissão está planejando uma série de oficinas temáticas para debater as ações necessárias para apoiar a produção de proteínas vegetais, reuniões estas que analisariam questões em torno da pesquisa e da inovação, benefícios ambientais ou questões da indústria.

Hogan salientou, no entanto, que as partes interessadas devem estabelecer metas realistas para a produção de proteínas vegetais na EU, pois o bloco não se tornará autossuficiente devido suas necessidades por matérias primas proteicas no curto ou médio prazo.

Leia a notícia completa

Tradução livre equipe Suino.com
Foto: Samara Braghini