O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras e novamente trouxe uma redução no índice de lavouras de soja e milho em boas ou excelentes condições no país, exatamente como previa o mercado.

Na soja, o índice ficou em 60%, em linha com a média das expectativas, mas abaixo dos 62% da semana anterior. O total de lavouras em condições regulares até o último domingo (20) passou a 31%, contra 30% da semana anterior, e são agora 9% dos campos em condições ruins ou muito ruins, contra 8% da semana anterior.

Sobre o milho, o boletim trouxe 65% das lavouras em boas ou excelentes condições, contra 68% da semana anterior e abaixo ainda da média das projeções do mercado de 66%. O total de campos em condições regulares passou de 27% para 29% na semana e em condições ruins ou muito ruins de 5% para 6%.

Ainda sobre a soja, o plantio está praticamente concluído e alcançou os 97% até este domingo, contra 94% da semana anterior, 96% de 2020 e 94% de média dos últimos cinco anos. O USDA informou também que 91% das lavouras de soja germinaram, contra 86% da semana anterior, 88% do ano passado e 85% de média.

Há ainda 5% dos campos de soja já florescendo, mesmo índice do ano passado e da média das últimas cinco safras.

Tanto para a soja, quanto para o milho, estados-chave na produção nacional continuam vendo sua produção ser penalizada por adversidades climáticas. Em Iowa, por exemplo, maior estado produtor de milho dos EUA, o índice de lavouras do cereal em boas ou excelentes condições passou de 63% para 56%. Em Minnesota, o número passou 58% para 50%.

Milho StoneX

Sobre a soja, os números mostram que também em Iowa o índice passou de 61% para 57% e em Minnesota de 61% ara 53%. Já em Illinois, maior estado produtor de soja dos EUA, o total melhorou na semana e passou de 63% para 66%.

Fonte: Notícias Agrícolas com adaptações Suino.com