Nas mais recentes projeções da Secretaria de Política Agrícola do MAPA o valor bruto da produção (VBP) do frango tende a alcançar em 2021 a marca dos R$82,43 bilhões, valor 2,5% superior ao alcançado no ano passado, ocasião em que o VBP do frango recuou 3,6%. Portanto, ainda que haja recuperação no corrente exercício, os resultados finais ainda podem continuar aquém dos registrados em 2019, ano em que o VBP do frango (deflacionado pelo IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas) foi estimado em R$83,48 bilhões.

Como aponta o gráfico abaixo, o VBP do frango de 2021, pelas estimativas atuais, pode apresentar evolução de 23% em uma década – média de pouco mais de 2% ao ano e índice inferior ao registrado pelos suínos (evolução média de, aproximadamente, 4% ao ano) e pelos bovinos (média de pouco mais de 5% ao ano).

 

 

Confirmados esses desempenhos, em uma década a participação do frango no VBP somado dos três produtos terá recuado de 39% para pouco mais de 32,5% do total, enquanto o dos bovinos subirá de 50% para 56% do total. Já os suínos manterão sua participação em torno de, aproximadamente, 11% do total.

Fonte: AviSite com adaptações Suino.com