As vendas no varejo de bens de consumo da China, um importante indicador do crescimento do consumo, caíram 19% em termos anuais de janeiro a março deste ano, já que o surto do novo coronavírus atingiu a economia, disse nesta sexta-feira o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

A cifra se recuperou ligeiramente da queda de 20,5% nos primeiros dois meses, mostraram os dados da DNE.

Em março, as vendas no varejo de bens de consumo atingiram 2,645 trilhões de yuans (US$ 374 bilhões), queda anual de 15,8%.

As vendas no varejo nas áreas rurais caíram 17,7% anualmente no primeiro trimestre, e as nas áreas urbanas diminuíram 19,1%.

O declínio ocorreu quando os esforços para conter a propagação da COVID-19 mantiveram a maioria das pessoas em toda a China dentro de casa, além do fechamento de lojas e restaurantes nos últimos três meses.

Segundo a DNE, as receitas do setor de catering, uma das indústrias mais atingidas, caíram 44,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ao mesmo tempo, as vendas online se mantiveram relativamente estáveis, pois os consumidores recorriam aos serviços online quando ficavam em casa, com queda anual de 0,8%. As vendas online de bens físicos se expandiram 5,9% para 1,85 trilhão de yuans, respondendo por 23,6% das vendas no varejo no primeiro trimestre.

Fonte: Xinhua