A constante Pesquisa e Desenvolvimento é um princípio que a Vetanco tem em seu DNA, por isso boa parte de seu orçamento é destinado para esse fim. Para a Vetanco, estar na vanguarda é recompensador, pois desta forma auxilia o crescimento de todo setor.  Uma das nossas ações neste sentido é a realização de parcerias, a exemplo do que aconteceu na Argentina há alguns anos atrás, onde a primeira empresa público-privada foi concebida entre a Vetanco e o INTA.

No Brasil, foi realizado um convenio entre Vetanco e UDESC, através do FECEO (Nº 66/2019), para a construção de duas estruturas:  um Aviário Experimental com 50 boxes de 2 metros quadrados cada, equipado com ventilação negativa, melhorando o bem-estar das aves e dos resultados dos testes ali realizados; e melhorias em outras estruturas, entre elas a rede de água e parte dos custos do Galpão de Suínos. Ambas as estruturas ficam na Fazenda Experimental da UDESC em Guatambu/SC.

A arquitetura do galpões garantem o conforto dos animais, que recebem dietas com diferentes alimentos, manejos, ambientes, entre outras variáveis, para a definição dos melhores tratamentos testados. O aviário experimental é coordenado pelo professor Marcel Boiago, tem capacidade para alojar mil aves, divididas em 50 baias com 20 aves cada. Atualmente, o aviário está com um experimento com 750 animais. Já o Galpão de Suínos, tem capacidade máxima para 128 animais e está sob coordenação dos professores Aleksandro Silva e Diovani Paiano.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vetanco