A Boehringer Ingelheim Saúde Animal e o site Suino.com promoveram, no dia 20 de maio, a segunda edição do We.BI. O fórum, totalmente online e gratuito, reuniu grandes nomes nos temas bem-estar, agronegócio, ética e comportamento humano para debater o conceito de One Welfare (Bem-Estar Único). A jornalista Eliana Panty e Mauro Donin, Gerente Nacional de Vendas da Boehringer Ingelheim, mediaram as apresentações do We.BI.

Os mediadores destacaram que o grande objetivo do WeBI foi desafiar a pensar mais sobre o que vivemos em nossas vidas, empresas e granjas. “E, também, sobre a visão holística exigida hoje nas relações de produção e sustentabilidade. “Isso nos faz pensar, como profissionais, mas também como pessoas”, destacou Donin.

Abílio Alessandri, Diretor da Área de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim Saúde Animal abriu o evento afirmando que o conceito de One Welfare é sobre tratar como um todo a produção e o bem-estar animal, mas também a saúde de todas as pessoas ligadas à cadeia. “Sabemos que um animal saudável, com bem-estar, com condições de ambiente, vai produzir um alimento de excelente qualidade”. Em nome da Boehringer Ingelheim, Alessandri agradeceu a participação de todos e reforçou a importância de uma indústria farmacêutica não pensar só no bem-estar animal mas sim o bem-estar de todos. “Estamos todos juntos na cadeia”.

Conceito abrangente e multidisciplinar

O primeiro convidado do evento, Dr. Cleandro Pazinato Dias, falou sobre o conceito de bem-estar único. Ele é professor em pós-graduação, autor e editor, consultor da Faep Senar no Paraná, do Instituto Interamericano de Cooperacao para a Agricultura e do Ministério da Agricultura.

De acordo com Cleando Pazinato Dias, o conceito de bem-estar reconhece as conexões entre o bem-estar animal, o bem-estar humano e a integridade do meio ambiente. “Granjas produtivas e com animais bem cuidados geralmente estão associadas com estados emocionais positivos dos seus proprietários”, destacou.

Destacou Cleando que o conceito de One Welfare está estruturado em cinco sessões: – Conexão entre maus tratos aos animais e aos humanos; – Implicações sociais da melhoria do bem-estar animal; – Saúde e bem-estar animal, bem-estar humano, segurança dos alimentos e sustentabilidade; – Intervenções assistidas envolvendo animais, humanos e meio ambiente; – sustentabilidade e suas conexões entre biodiversidade, meio ambiente, bem-estar animal e humano. “Não basta falarmos de bem-estar animal, se não tivermos um olhar para o bem-estar humano”, enfatizou.

Sustentabilidade é alicerce

O WeBi apresentou ainda o Dr. Marcos Fava Neves, autor e organizador de 67 livros e um dos brasileiros mais conhecidos internacionalmente no agronegócio. Doutor Agro, como é chamado, falou sobre a relação do agronegócio com o meio ambiente. “O agronegócio brasileiro é protagonista no bem-estar econômico, social e ambiental”, afirmou.

“Precisamos fazer o que as pessoas querem e não o que sabemos fazer e achamos que elas querem. Nossa função é a de construir margem, construir valor para quem demanda os nossos serviços. E precisamos criar de oportunidades para as pessoas”, enfatizou. “Como produtores de alimentos teremos que, cada vez mais, lidar com a pauta da sustentabilidade. O mundo está de olho nisso e tem muitas oportunidades para conquistarmos”, destacou.

Aos suinocultores, Doutor Agro declarou: “A sua granja tem que ser um brinco de sustentabilidade. Está dando cada vez mais retorno e será um diferencial”.

“Quando isso acabar” está no nos impedindo de viver a vida hoje

 O WeBI encerrou com a palestra do jornalista e professor Clovis de Barros Filho, que apresentou um panorama sobre saúde mental e comportamento humano.

Em tempos de pandemia, disse ele, é muito comum o discurso de estarmos em compasso de espera. “Todo esse discurso parece rebaixar a vida que estamos vivendo em proveito do que vivíamos antes e do que vamos viver daqui algum tempo quando ‘tudo isso acabar’”. O problema, acredita, é que a vida não está em janeiro do ano passado e nem está em janeiro do ano que vem. “A vida está mesmo só no agora. Neste momento em que estamos, é que a vida também está. A vida nos acompanha sempre, a vida é energia que nos anima e que se alimenta de nós. Quando não temos mais nada a lhe oferecer, ela nos abandona e segue adiante, segue viagem. E se reorganiza para conferir vida a outros seres. O futuro e o passado nada mais são do que o presente do espírito”.

Arte também é bem-estar

O público que assistiu ao WeBI ao vivo concorreu a duas telas assinadas pelo artista plástico Digo Cardoso. Uma das telas foi pintada no decorrer do evento. Natural de Chapecó, SC, Digo Cardoso é reconhecido internacionalmente e já espalhou seu talento por vários lugares do Brasil e do mundo. Já participou de exposições em Londres, Berlim, Paris e também pintou no estádio internacional em Medelín, na Colômbia. Digo Cardoso também está entre os 36 artistas do mundo todo e o único brasileiro selecionado para participar de uma exposição em Paris, na principal galeria de arte urbana na franca, ainda no mês de maio.

Os ganhadores das telas sorteadas no WeBI foram: Leonardo Dornelles Rocha – Copacol e Juliana Lanznaster Wink – Chapecó – SC.

Empresa Amiga do Bem-Estar Animal

Enterisol Ileitis é a primeira vacina de suínos a conquistar o Selo Empresa Amiga do Bem-Estar Animal

A apresentação ocorreu nesta quinta-feira (20), durante a programação do We.BI. O Selo “Amiga do Bem-Estar Animal” visa certificar produtos que estejam empenhados na promoção de bem-estar animal, afirmou Mauro Donin, gerente nacional de vendas da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

Evento marcante

O We.BI foi promovido pela Boehringer Ingelheim Saúde Animal, em parceria com o Suino.com, e teve como objetivo trazer à tona o debate sobre o bem-estar único, que é um dos pilares de atuação da Boehringer Ingelheim Saúde Animal no mercado mundial.

Assista ou reveja o WeBI no Canal Suíno no Youtube: