O cenário econômico e as tendências do agronegócio brasileiro serão destacados pelo jornalista e comentarista econômico da rede Globo, Carlos Alberto Sardenberg, a partir das 14h, desta quarta-feira, dia 3, durante o XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (XIV SNDS), realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Associação Baiana de Suinocultura (ABS). O evento vai até o dia 5 de agosto, sexta-feira, no Hotel Pestana, em Salvador, na Bahia.
A palestra “Cenários para o agronegócio brasileiro”, ministrada pelo jornalista, começa a partir das 16h30, durante o 1º Painel Agronegócio e Produção de Suínos, que também terá a participação do professor de Estratégia e Planejamento da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Fava Neves, com uma apresentação sobre “O futuro da produção de alimentos e o papel do Brasil”.
Este painel ainda terá a presença do Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles; do Presidente da Federação da Agricultura da Bahia, João Martins e também do superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Rosa.
Discutir temas relevantes sobre o futuro do agronegócio brasileiro e o panorama para a produção de suínos nos próximos anos são questões fundamentais, disse o diretor executivo da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e um dos organizadores do evento, Fabiano Coser. “Vamos debater os “Desafios na Produção de Grãos e Carnes do Brasil” e os “Cenários para o Agronegócio Brasileiro” com o objetivo de estimular o pensamento e a reflexão da cadeia produtiva para as mudanças e movimentos do agronegócio moderno”, afirmou.
O XIV SNDS tem o objetivo de reunir os principais nomes da suinocultura, entre produtores, médicos veterinários, zootecnistas e representantes de todos os elos da cadeia produtiva, para debater os principais gargalos e oportunidades do setor e contribuir para o desenvolvimento da suinocultura brasileira.

Programação
O evento, consagrado como o mais importante encontro político e setorial, vai destacar as principais perspectivas da suinocultura para os mercados de grãos e carnes, além de debater marketing da carne suína, gestão e conjunturas políticas e econômicas e seus impactos na produção e comercialização de carnes.

O Painel “Agronegócio e Produção de Suínos” vai destacar, a partir das 14h30 do dia 3 de agosto, “O futuro da produção de alimentos e o papel do Brasil” com o professor Planejamento e Estratégia da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Fava Neves.

Em seguida, o jornalista e comentarista de economia da Rede Globo, Carlos Alberto Sardenberg, vai apresentar “Os cenários para o agronegócio brasileiro”.
Entre os debatedores estarão o secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles e o presidente da Federação da Agricultura da Bahia, João Martins. Os debates deste painel serão moderados pelo diretor superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Rosa.

O 2º Painel: Desafios da suinocultura para a próxima década será aberto, às 9h30 do dia 4 de agosto, pelo especialista em suinocultura da Integrall Consultoria, Glauber Machado, com a palestra “Pensando na produção de suínos do Futuro”. Em seguida, o jornalista e advogado agroambientalista, Augusto Ribeiro Garcia, vai debater “Integração contratual na suinocultura: o que muda com a regulamentação?”.

Este painel será encerrado pelo engenheiro agrônomo e diretor geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), André Nassar. O especialista vai abordar “Barreiras comerciais, Protecionismo e Exportação”. Este painel será moderado pelo chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, e terá a participação do Diretor de Agropecuária da BR Foods, Luiz Stabile e do Professor de Agronegócio da Unb, Josemar Xavier.

Ainda no dia 4 de agosto, o 3º Painel vai debater “Mercado e marketing para carne suína no Brasil”. Entre as palestras sobre mudanças comportamentais da sociedade, o diretor da ECD consultoria e coordenador de distribuidores especializados em food service, Enzo Donna, vai falar sobre “Refeições fora do lar: uma oportunidade para a carne suína”. O tema “Perfil de compra dos novos consumidores brasileiros” será apresentado pelo sócio-diretor do Data Popular, instituto especializado em consultorias sobre as classes C, D e E, Renato Meirelles.

O consultor de negócios internacionais ligados ao varejo e sócio sênior da Gouvêa de Souza, Alberto Serrentino, vai destacar “Os desafios no varejo de alimentos: como vender mais?”. Este painel terá entre os debatedores, os representantes do Grupo Pão de Açúcar, Marcio Milan e Luiz Baruzzi, do Grupo Pão de Açúcar, além do presidente do conselho executivo do PNDS, Rubens Valentini.

O último Painel terá o tema “Um Brasil de oportunidades”, com debates sobre “Construindo o Amanhã”, com o especialistas em coaching ontológico, Homero Reis, e “O Brasil que dá certo”, com o mestre em Administração pela universidade de Harvard, consultor e conferencista no Brasil e no exterior, Stephen Kanitz.

 

Assessoria de Imprensa